quant
Fique ligado

Ano 2012

Ex-combatentes reuniram-se em almoço convívio

Publicado

em

De forma a continuar com uma tradição de 23 anos, os ex-combatentes no Ultramar reuniram-se no sábado, dia 14 de julho, para um almoço convívio.
A pensar nos ex-combatentes de rendição individual, que não tinham acesso aos convívios das companhias, Fernando Azevedo, já falecido e mais conhecido por chefe, propôs a Abel Ferreira e Américo Azevedo a organização de um convívio.
O primeiro decorreu em 1989 e que, até aos dias de hoje, temse mantido. Foi no seguimento desta tradição que, no sábado, realizouse o 23º convívio, que se iniciou com uma pequena homenagem ao chefe Fernando Azevedo, tendo sido entregue um ramo de flores na sua campa, seguindo-se de um almoço convívio, que contou com a participação de 18 pessoas. Abel Ferreira e Américo Azevedo recordaram o início desta tradição, que chegou a contar com a participação de cerca de 200 pessoas. “Ao longo dos anos foi esmorecendo um pouco e agora somos praticamente nós que nos vamos mantendo fiéis. Sendo que, nestes últimos anos, apenas cerca de 25 pessoas participam neste convívio”, contaram, frisando que o “grande mentor” destes encontros foi o chefe, a quem prometeram continuar com estes eventos enquanto tivessem “vida e saúde”.

Os responsáveis já estão a pensar na festa de comemoração dos 25 anos destes encontros, daqui a dois anos, onde esperam contar com o apoio da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e da Câmara
Municipal da Trofa, para o ajudarem a fazer “qualquer coisa de mais grandioso”.

Ex-combatentes querem monumento de homenagem

No mês de maio, três elementos do grupo de ex-combatentes entregaram na Câmara Municipal da Trofa um abaixo-assinado com uma petição, onde apelam que seja feita uma homenagem a todos os soldados da Trofa, que “honraram a Bandeira Portuguesa no Ultramar”. O grupo foi recebido por Joana Lima, presidente da autarquia, que “se mostrou recetiva quanto a esta homenagem”.

A petição contou com cerca de 175 assinaturas, uma vez que os responsáveis não tiveram “hipótese” de calcorrear o concelho da Trofa. Neste momento, o grupo aguarda que a petição seja bem aceite pela autarquia e Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, para que possa organizar essa homenagem. Os elementos apenas pretendem “um monumento que perpetue” a memória dos ex-combatentes.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);