quant
Fique ligado

Edição 704

Esta sexta-feira, proteja-se. A terra vai “tremer”

Publicado

em

Publicidade

Esta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) desafia toda a população a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico.

Denominado “A Terra Treme”, o exercício é promovido anualmente e “visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger”.

O desafio passa por, às 11.15 horas, famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas executem, durante um minuto, três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

“Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros setores da sociedade civil”, fez saber, em comunicado, a ANEPC, que quer agora maior envolvimento de outras organizações públicas, privadas e associativas.

Neste sentido, foi criado o sítio na internet, www.aterratreme.pt, onde a população pode obter informações sobre o exercício e recursos de divulgação, e divulgada a hashtag #aterratreme, destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais ou institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC propõe ainda a inscrição no site do exercício e o preenchimento de um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico.

“A Terra Treme” é promovido pela ANEPC, em parceria com a Direção-Feral de Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 704

Trofa candidata-se ao galardão de Melhor Município para Viver 2019

Publicado

em

Publicidade

O Instituto de Investigação Tecnologia Comportamental (INTEC) lançou um concurso com vista a reconhecer os melhores projetos desenvolvidos por municípios nas áreas do Ambiente, da Economia e na área social.

Chama-se Concurso “Os Melhores Municípios para Viver – Projetos para serem Vividos” (M2V) e de acordo com a página oficial do INTEC “pretende ser um instrumento para a valorização da qualidade e divulgação de novos projetos”, possibilitando a “partilha de novas ideias” entre os diferentes territórios.

O Município da Trofa apresentou uma candidatura a este galardão e, segundo informação avançada pela autarquia, “foi distinguido com o Prémio de Mérito e Excelência, graças ao projeto da Alameda da Estação, reconhecida pela sua qualidade e relevância e pela sua contribuição para a criação de uma nova centralidade, no coração da nossa cidade, assente na mobilidade e na sustentabilidade”.

Para participar neste concurso, os Municípios tiveram de pagar “1.400,00 (mil e quatrocentos euros) mais IVA, por cada projeto submetido, sendo que se for submetido mais do que um projeto, o custo de cada um passa a ser de 1.200,00 (mil e duzentos euros) mais IVA”.

Também de acordo com INTEC, “a discussão sobre a qualidade de vida tem vindo a ganhar uma preponderância cada vez maior”. “Esta crescente preocupação numa cidadania mais participativa e esclarecida é, não só fruto de melhores níveis de instrução e escolaridade, mas também um produto da evolução vivida pós-25 de Abril e entrada na União Europeia. É da necessidade de Premiar e Reconhecer o que de melhor se tem feito em Portugal, para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes, que surge o Concurso ‘Os Melhores Municípios para Viver – Projetos para serem Vividos’”, pode ler-se no site oficial da instituição.

Trofa é Município “Amigo das Famílias”

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a Trofa como “Municipio Amigo das Famílias”, à semelhanças de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso.

Este concurso, que vai já na sua 11ª edição, tem como objetivo “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de Responsabilidade Familiar para as famílias em geral”.
A cerimónia de entrega de galardoes está marcada para o dia 27 de novembro, com a atribuição das bandeiras verdes aos municípios distinguidos.

Continuar a ler...

Edição 704

12 prémios para a Passos de Dança no Algarve Dance Open

Publicado

em

Publicidade

A Escola Passos de Dança tem o prazer de informar os resultados obtidos pela escola na sua recente participação no Concurso Internacional Algarve Dance Open.

Nos dias 1, 2 e 3 de Novembro a Escola participou com 20 alunos na terceira edição deste concurso em Lagoa, no Algarve. Os resultados obtidos pela Escola “deixam-nos muito orgulhosos e com um sentido de dever cumprido e de representação da cidade da Trofa ao mais alto nível” adiantou a Escola Passos de dança em nota enviada aos jornalistas.

Na categoria de Solos de Ballet Clássico Nível 1 – o segundo lugar foi arrecadado por Manuel Pereira e o terceiro por Tomás Vilas Boas, no Nível 4 – Solos contemporâneo o segundo classificado foi João Vila Real. Também no Nível 4 – Solo Jazz no primeiro lugar foi conquistado por João Vila Real enquanto que no Nível 3 – Solo Jazz o segundo lugar é de Estela Romero (Escuela de Danza Mª Pilar Izquierdo) Intercambio de escolas Nível 3 – Grupo Jazz o segundo lugar é de We Will Rock You, em Nível 1 – Dueto Ballet o segundo lugar atribuído ao Trio das Odaliscas e no Nível 3 – Dueto Ballet o segundo lugar foi para Dueto D. Quixote.

Já no Nível 2 – Group Tap o segundo lugar foi conquistado por Another One Bites to Dust, o Nível 3 – Grupo Contemporâneo arrecadou terceiro lugar para Bugs, o Nível 3 – Dueto Jazz foi atribuído segundo lugar a Jail House Rock e finalmente no Nível 1 – Grupo Jazz arrecadou terceiro lugar a It’s a Kind of Magic

Paralelamente a Escola Passos de Dança recebeu como prémios especiais por Manuel Pereira – Participação Festival Joinville no Brasil e João Vila Real arrecadou uma Bolsa de Curso de Verão, com duração de semanas na Joffrey Ballet School nos EUA”.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...