quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Escrita com Norte: A vida é um jogo

Ponho-me de lado para o balcão e fico de frente para uma das televisões sintonizadas no FCP versus Marítimo. Por baixo dela, uma mesa, onde estão sentados um rapaz e uma rapariga, novinhos…se calhar o primeiro encontro!

Avatar

Publicado

em

O sábado é para mim um dos dias mais “amigos”, mesmo quando começa mal, como aconteceu este fim-de-semana.

O despertador toca às sete da manhã. Consciente do seu significado, estico as pernas, sacudo a cabeça na almofada… e o fim-de-semana que nunca chega.

– Alto, mas hoje é sábado. – pensei.

O corpo volta a encolher e mantém-se fofinho debaixo dos cobertores e a cabeça volta a “acamar” na almofada com um sorriso de menino que se deixa adormecer a pensar na futebolada dessa tarde, às cinco horas, com os “marretas” dos amigos!

Todas as actividades domésticas e de lazer, até às quatro e meia, são executadas com parte (quase todo) do pensamento virado para o jogo. Devo dizer-vos, que mesmo quando estou em viagem e no melhor dos sítios, às cinco da tarde de todos os sábados, desejo estar no pavilhão do liceu da Trofa, para uma hora de intenso pontapé na bola.

O que acontece durante essa hora vou omitir, para que os caros leitores e amigos não fiquem a pensar, “Este gajo tem a mania de que é o melhor!”…mas curiosamente sou!
Muitas vezes, a futebolada é seguida de uma ida à tasca “Canzoada”, cujos donos, a dona Natália e o Sr. Manuel, são amigos de infância dos nossos pais. Ele não nos deixa passar sede, ela não nos deixa passar fome!

É o nosso “sítio mágico”, onde deixamos de ser crescidos, de ser casados (a não ser que a mulher ligue a perguntar: – Demoras?), alguns, de ser pais, onde nos desligamos da posição profissional que cada um ocupa de segunda a sexta e esquecemos o politicamente correcto, que ficou há muito à entrada do pavilhão. A cabeça volta a ser pré-adolescente e a de alguns até infantil, onde a amizade basta e voltamos a descobrir o mundo! Ontem, já proibidos de soprar ao balão, ouvimos do Ricardo a história sobre um ex-gay e, também, que a mulher quanto mais velha, melhor…

Já atestado e num estado quase a roçar a má disposição, apesar da insistência de alguns para acabar de ver o FCP versus Marítimo, despedi-me.

Parecia estar a sair de uma cena suave do “Feios, porcos e maus”, mas mesmo assim sentia-me demasiado bonito para me esconder já em casa. Com vontade de uma “comédia romântica”, parei no café S. Martinho.
Entro e encosto-me ao balcão, lá dentro a sala está cheia.

– Café, Calheiros?

Publicidade

– Sim, David.

Ponho-me de lado para o balcão e fico de frente para uma das televisões sintonizadas no FCP versus Marítimo. Por baixo dela, uma mesa, onde estão sentados um rapaz e uma rapariga, novinhos…se calhar o primeiro encontro!

O FCP controlava o jogo e sem ela ver, ele mantinha as mãos debaixo da mesa, desassossegadas de nervosismo. O Marítimo não conseguia sair da defesa e o sorriso tremia, sem se conseguir manter firme, o FCP reparou nisso e sentia-se segura e dona do jogo, fazendo jus à tez morena e cabelos pretos ondulados.

Quando desviava o olhar da televisão para aquela mesa, nunca o via a falar… adivinhava-se uma goleada do Porto. Ela estende os braços pela mesa e deixa uma mão próxima da dele.

“Põe a mão em cima da mesa e encosta-a à dela!” – Torcia eu, como se estivesse a jogar aquele jogo. Como sportinguista, queria muito que o Marítimo empatasse e acontece aquele momento.

Naquele momento, ela faz-lhe uma pergunta, o miúdo abre a boca e penso que o vou ver finalmente a falar, mas o Marítimo perde novamente a bola e o Porto carrega mais uma vez…

Aquela menina, por quem era capaz de me apaixonar se tivesse 16 anos, massacrava aquele rapaz, perguntando e respondendo, usando a táctica do monólogo. Não entendia porque tinha ela saído com ele! Mas enfim… os jogos têm que ser jogados, senão perdemos por falta de comparência!

Cansado de ver um jogo em sentido único, paguei o café e fui embora com dúvidas se haveria um beijo nessa noite!

Quando chego a casa, deito-me e ligo a televisão para me ajudar a adormecer. Quando vou a cerrar os olhos passa em rodapé, “Marítimo empata no Dragão”. Adormeci como acordei, encolhido e fofinho, debaixo dos cobertores, e a cabeça “acamada” na almofada com um sorriso de menino, que conseguiu um beijo nessa noite, que vai guardar para toda a vida!

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...