quant
Fique ligado

Edição 510

Escola da Mundos de Vida com aulas dadas em duas línguas

Avatar

Publicado

em

Mundos de Vida vai arrancar com projeto inovador no país e pioneiro no Norte de Portugal. A escola bilingue abre em setembro e promete ajudar crianças na aprendizagem do inglês.

A partir de setembro, as aulas do 1.º ciclo do Colégio Mundos de Vida vão ser ministradas a duas línguas: português e inglês. A escola bilingue é o novo projeto da fundação, inovador no Norte de Portugal, que contará com a parceria da British Council, empresa pública inglesa. O protocolo de colaboração entre as duas entidades decorreu no dia 6 de fevereiro.
A nova escola, instalada em Lousado, vai abrir em setembro com “uma turma” de 1.º ano, com o máximo de 26 alunos, e terá mensalidades “30 a 50 por cento mais baixas do que uma escola privada na região”, atestou o presidente da Mundos de Vida, Manuel Araújo.
Este modo de ensino consiste em ministrar uma parte – entre 25 a 50 por cento – do plano curricular em língua estrangeira, neste caso em inglês. Julie Tice, que coordena os projetos do British Council em Portugal, referiu que “não há mistura de língua na aula” e exemplificou com a disciplina de Estudo do Meio, em que as crianças aprendem “uma parte em inglês e outra em português”. “Se tratarem do tema do corpo humano, no 1.º ano através do inglês e no 2.º através do português, e assim por diante, chegarão ao 4.º ano com o ensino do tema nas duas línguas”, explicou.
Julie Tice referiu-se a “vários estudos e pesquisas” que atestam “o potencial” do ensino bilingue “para o grande êxito de aprendizagem de uma língua estrangeira”.
E mais. Já foi possível confirmar que “o ensino bilingue promove a aprendizagem da língua materna”. “Em Espanha, foi feita uma comparação entre o trabalho escrito em espanhol de crianças das escolas bilingues e de escolas tradicionais e as primeiras tiveram um desempenho melhor”, exemplificou Julie Tice.
Há ainda outros “benefícios” ao nível do “pensamento crítico e das atitudes”. Para a representante do British Council em Portugal, hoje em dia, a língua inglesa “é uma necessidade para todos e deve ser considerada como conhecimento básico”.
Foi a pensar neste “valor acrescentado” que a Mundos de Vida decidiu apresentar este projeto. Manuel Araújo tenciona que a fundação “deixe uma marca” no ensino. “Depois de 30 anos a educar crianças, a Mundos de Vida entendeu que podia oferecer mais valor à comunidade, oferecendo uma educação bilingue. A criança vai aprender, naturalmente, o inglês como aprendeu a língua materna”, referiu.
Segundo o presidente da fundação, através do projeto poderá nascer “protocolos” com “algumas empresas”, para que “os filhos dos trabalhadores sejam integrados nestas escolas”, com possibilidade de ter “descontos” na mensalidade.
Para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola bilingue da Mundos de Vida não constitui concorrência para o ensino público, mas sim um parceiro no aperfeiçoamento do projeto educativo do concelho. “Esperamos que, através deste projeto, consigamos passar a mensagem junto dos agrupamentos que a aposta no inglês tem de ser muito mais do que as AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), independentemente de estar em cima da mesa a possibilidade de se colocar o inglês em versão curricular no 1.º ciclo”, afirmou Leonel Rocha, vereador da Educação.
A Escola Bilingue da Mundos de Vida terá dois professores residentes por turma, um deles especializado no ensino do inglês a crianças.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...