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Ano 2008

Equipa de S.Romao na Eco maratona Shell

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José Manuel Mota da Silva vai participar, pela nona vez, na ShellEco Maratona Europeia 2008, que consiste num circuito de protótipos que percorrem o maior número de quilómetros possível com apenas um litro de combustível.

   Cerca de 200 pessoas vão participar na Shell Eco Maratona Europeia 2008, uma prova que se vai realizar em Nogaro, no sudoeste de França, entre 22 e 24 de Maio, organizada pela petrolifera Shell

Esta prova é desconhecida para muitos, mas não deixa indiferentes, todos os que já tiveram oportunidade de se confrontar com ela. O evento pretende colocar à prova a capacidade dos participantes em construir um carro que consuma o menos combustível possível, avaliando-se a destreza de todo o processo, entre o estirador, o laboratório e a imaginação do professor e dos alunos, espalhados por todo o mundo.

A Trofa vai estar representada pela Escola Básica de S. Romão, tendo como obreiro José Manuel Mota da Silva, que explicou ao NT, os procedimentos para participar na prova, pela nona vez.

Juntamente com Mota da Silva, vão participar a sua neta Inês de Castro Mota da Silva e os alunos da escola EB 2/3 de S. Romão José Guilherme Moreira da Silva e Tiago Maurício Pinheiro, que tentarão colocar o protótipo Ecoprisma, entre os nove primeiros concorrentes portugueses que vão participar na prova.

A prova consiste em premiar os carros que consigam fazer o maior número de quilómetros com apenas um litro de combustível. O recorde está estabelecido em 3039 quilómetros conseguidos por uma equipa francesa, com combustível em hidrogénio. A melhor prova portuguesa foi a da Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra, que fez 1902 quilómetros.

"Estas viaturas são muito leves, a organização impõe um peso máximo de cerca de 130 quilos, alimentadas por depósitos de seis a 50 centímetros cúbicos. O protótipo tem um limite mínimo de 25 quilómetros por hora e não pode andar a mais 70 quilómetros por hora.

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O Ecoprisma, protótipo utilizado pela equipa trofense, foi construído a partir de materiais inutilizados, como um motor de uma máquina de cortar arbustos, a quatro tempos, marca Honda de 22 centímetros cúbicos, diferentes dos motores utilizados pela maioria dos concorrentes, que preferem um com cilindrada de 32 centímetros cúbicos. O chassis em aço era de uma bicicleta, com uma carroçaria em alumínio e um ecrã inclinado que é a única peça que oferece resistência ao ar, facto pelo qual Mota da Silva está convencido da "facilidade de deslocação da viatura, por ser leve e não ter atrito". Os painéis laterais e superiores são feitos de policarbonato, um material considerado anti-choques e balas, muitas vezes utilizado na defesa da polícia. "Penso que a viatura vai criar um certo impacto quer pelo acabamento, quer pelo feitio da carroçaria", confirmou o engenheiro técnico electromecânico.

Para fazer face às despesas de participação e estadia em França, o responsável referiu que conta com o apoio de várias empresas como a Sotinco, Folgosametal, Soneres, e também da Câmara Municipal da Trofa. Mas como os apoios são sempre bem vindos a equipa ainda aceita alguns donativos para fazer face às despesas da viagem da equipa até França.

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Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

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 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

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Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

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Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

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Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

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Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

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