quant
Fique ligado

Edição 440

Entrevista a Sónia Moreira, candidata pelo Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões

Avatar

Publicado

em

“Para mim as pessoas vão estar sempre em primeiro lugar”

Caso seja eleita, Sónia Moreira, candidata pelo Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, vai ter como prioridade a ação social.

O Notícias da Trofa (NT): O que a leva a candidatar-se à União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões?

Sónia Moreira (SM): Candidatei-me porque acredito na política que o Bloco de Esquerda faz, e a política autárquica é a forma mais nobre de se estar na vida política ativa, onde consigo lutar por tudo aquilo que sempre acreditei na vida política, compreender as pessoas, ajudar na resolução dos seus problemas e lutar por uma matriz de igualdade e solidária. Só assim é possível fazer evoluir Alvarelhos e Guidões.

 

NT: Quais sãos os projetos que vai apresentar para o mandato?

SM: Os projetos que apresento são, na área da ação social, identificar os focos de pobreza e delinear planos locais de emergência social, oferta mensal de cabazes com produtos básicos de alimentação e higiene. Ajudas nos pagamentos de contas da água e luz a famílias comprovadamente carenciadas, criar uma rede de acompanhamento dos mais idosos, retomar as obras do centro comunitário em Alvarelhos, que se encontra parado.

No emprego, defendo a manutenção de todos os serviços públicos já existentes e reivindicação de novos serviços públicos como correios ou bancos, criar condições para instalar uma caixa de multibanco em Guidões, criar gabinetes de apoio às PME locais, incubadoras de empresas. Promoção dos produtos oriundos das freguesias.

No capítulo das acessibilidades, melhorar os acessos pavimentando as redes viárias já existentes e seu alargamento. Pavimentação do estradão do Sanguinhal (e a sua ligação à N104 e ao centro das duas freguesias). Manutenção dos passeios e criação de novos onde não existem. Continuar a luta pelo metro à Trofa e pela manutenção de uma estação para esta união de freguesias. Melhorar e ampliar a rede de transportes públicos, melhorando a mobilidade de todos em especial dos mais idosos.

Expansão da rede de água e de saneamento. Arranjo urbanístico do largo central em Alvarelhos transformando o estacionamento num espaço verde. Limpeza urbanística mais assídua. Criação de um centro de interpretação do Castro de Alvarelhos. Um novo espaço cultural em Guidões. Criação de uma rede homologada de percursos pedestres e ciclísticos que explore as potencialidades dos espaços verdes. Promoção e valorização das várias festividades locais.

Publicidade

 

NT: Qual o projeto/área prioritário(a) caso seja eleito?

SM: Se for eleita, o projeto mais importe e prioritário vai ser a ação social, porque para mim as pessoas vão estar sempre em primeiro lugar. Devido aos cortes que este governo tem feito, esta deverá e terá de ser a minha primeira prioridade durante todo o meu mandato, responder às necessidades das pessoas.

 

NT: Considera importante que a Câmara e a Junta de Freguesia sejam governadas pelo mesmo partido político? Porquê?

SM: Eu não acho importante que seja governado pelo mesmo partido porque quem governa a Câmara deve ter humildade suficiente para saber gerir o seu mandato e valorizar as diferenças. Tanto a Câmara como todas as freguesias pertencem ao mesmo concelho, e serem governados por partidos diferentes não deveria ser entrave para fazer evoluir o concelho. Um autarca que não sabe ser humilde, que não sabe lidar com a democracia, que não põe as pessoas em primeiro lugar não devia candidatar-se. Sem democracia e sem pessoas, nenhuma obra é possível de realizar-se.  

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...