quant
Fique ligado

Edição 680

Elementos da comissão promotora medalhados no dia do Município

Avatar

Publicado

em

Poucas novidades existem no programa de comemorações dos 20 anos do concelho da Trofa. A tertúlia com os membros da comissão promotora “Trofa a Concelho” e o programa da TSF “Terra a Terra” são algumas das atividades que se destacam nas celebrações, que mantêm a entrega dos Prémios do Concurso Lusófono, a vitela e o concerto da Orquestra Urbana da Trofa. Este ano, a autarquia vai homenagear os elementos da comissão promotora, com a atribuição da medalha de honra grau ouro e o título de cidadãos honorários.

As comemorações da elevação da Trofa a concelho começam esta quinta-feira, 15 de novembro, e estendem-se até ao feriado municipal, dia 19. O programa de atividades é muito semelhante ao que tem sido apanágio, salvo algumas exceções, como a tertúlia com os membros da comissão promotora “Trofa a Concelho”, às 21 horas do dia 16, na Junta de Freguesia do Muro, e o programa radiofónico “Terra a Terra”, da TSF, entre as 9.10 e as 11 horas, do dia seguinte, na antiga estação de comboios da Trofa.
A primeira atividade integrada no programa comemorativo é o seminário sobre “Relações de Vizinhança entre Ministério Público e as CPCJ’S”, que decorre durante todo o dia de 15 de novembro, no auditório do Fórum Trofa XXI.

Na sexta-feira, dia 16, os autarcas vão às escolas de Estação, no Muro, de manhã, e à Secundária da Trofa, à tarde. Segue-se, às 18.30 horas, a cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar, no auditório do Fórum Trofa XXI.

O projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2017, “Equipar o Basquetebol no Concelho da Trofa”, da Associação Cultural e Recreativa Vigorosa, é apresentado pelas 15 horas de 17 de novembro, sábado, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. À noite, o auditório do Fórum Trofa XXI é palco do concerto da Orquestra Urbana da Trofa, que este ano contará com a participação especial de Daniel Pereira Cristo. O espetáculo tem início marcado para as 21 horas.

No dia 18, o Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro é ponto de partida, às 9 horas, e chegada do já habitual Passeio de Bicicletas Antigas. No mesmo local, decorre, entre as 11.30 e as 13 horas, um espetáculo de concertinas e cantares ao desafio pelo grupo “Danças da Concertina”, da Junta de Freguesia da Vila de Carregosa (Oliveira de Azeméis).
Um dos coretos do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro vai encher-se com a Banda de Música da Trofa, que dará música a partir das 15 horas.
Durante a mesma tarde, os mais pequenos terão direito a brincar em insufláveis.
Outra das atividades tradicionais do programa comemorativo do concelho é a entrega dos prémios do Concurso Lusófono da Trofa. Este ano, serão entregues na antiga estação de comboios da Trofa, numa cerimónia que começa às 17.30 horas e que contará com a participação dos alunos do 4.º ano da Escola de Paradela e da Orquestra de Ritmos Ligeiros. Esta dará ainda um concerto, às 21 horas, no auditório do Fórum Trofa XXI.

Publicidade

Às 17 horas, tem lugar no auditório do Fórum Trofa XXI a sessão solene, que ficará marcada pela atribuição da medalha de honra grau ouro e o título de cidadãos honorários aos membros da comissão promotora do concelho da Trofa.

O feriado municipal começa com o hastear das bandeiras, às 10 horas, no polo I da Câmara Municipal da Trofa, os coros da Universidade Sénior do Rotary da Trofa e do Centro Comunitário Municipal.
Ao meio-dia, decorre a missa solene de aniversário do concelho da Trofa, na Igreja Paroquial do Muro, e às 17 horas, tem lugar no auditório do Fórum Trofa XXI a sessão solene, que ficará marcada pela atribuição da medalha de honra grau ouro e o título de cidadãos honorários aos membros da comissão promotora do concelho da Trofa: Pedro Costa, Aníbal Costa, José da Costa Ferreira (a título póstumo), Armando Martins, Augusto Vaz e Silva (a título póstumo), José Gregório Torres, António Pereira, Francisco Lima, Manuel Silva, José Reis, Adélio Serra e José Moreira da Silva.
O programa comemorativo fecha com a tradicional vitela no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, onde haverá animação musical pelo grupo “Sons e Cantares d’Outrora”.

Segundo a Câmara Municipal, responsável pelas comemorações, as atividades “vão incluir homenagens e reconhecimentos públicos a entidades que contribuíram decisivamente para a concretização da autonomia administrativa do concelho”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...