quant
Fique ligado

Edição 565

Diogo Moreira campeão do mundo aos nove anos

Publicado

em

Publicidade

Tão pequeno e já campeão mundial. Aos nove anos, Diogo Moreira conquistou a medalha de ouro na modalidade de Light Kick, no Campeonato Mundial All Styles, que se realizou entre 18 e 20 de março nas Caldas da Rainha. O atleta trofense, que pratica Alex-Ryu-Jitsu, conseguiu o 1.º lugar na categoria de 8-9 anos e menos de 30 quilos e a este título juntou ainda a medalha de bronze na modalidade de Semi-Contact, 8-10 anos, menos de 35 quilos.
Mas não foi só Diogo o único a levar para sua casa medalhas. O pai, Dionísio Moreira, de 39 anos, foi vice-campeão de Semi-Contact, mais de 94 quilos.
“Foi mais um momento de glória para o Diogo e para mim, que após um ano de treino intenso vimos o fruto desse árduo trabalho recompensado. Este é já o terceiro Campeonato Mundial em que participamos e tínhamos toda a esperança de conseguir trazer medalhas para casa desta vez, à semelhança do que tinha acontecido comigo há já dois anos, quando conquistei o bronze”, referiu ao NT Dionísio Moreira.
O atleta descreveu que o campeonato teve “combates intensos, duros e muito renhidos, onde só a capacidade de concentração, a calma e todo o esforço físico e mental puderam guiar à conquista de medalhas”.

Diogo está “felicíssimo e muito orgulhoso, pois a conquista de medalhas no Campeonato do Mundo era um dos grandes objetivos dele para este ano”, uma vez que o título lhe andava a “escapar”. “Ele empenhou-se mais do que em qualquer outra ocasião para o conseguir. Apesar de muito jovem, o Diogo tem já vários títulos regionais e nacionais, em várias modalidades e faltava-lhe o título mundial”, frisou Dionísio Moreira, que não deixou de sublinhar os ensinamentos “do Grande Mestre Alexandre Carvalho (10.º Dan e criador do estilo Alex-Ryu-Jitsu) e todos os restantes mestres, com especial referência ao mestre Nuno Vieira, e instrutores”. Agora, Dionísio Moreira parte para outro objetivo: criar a própria academia na Trofa. “Quero passar os meus conhecimentos a futuros atletas que queiram iniciar a prática de artes marciais e conseguir que também eles sejam campeões do Mundo, um dia. Fica aqui lançado o repto ao nosso vereador do Desporto para que possa apoiar a criação da academia e a disponibilização de um local para dar os treinos”, asseverou.
Diogo Moreira também participou na modalidade de Rumble Sparring, mas foi eliminado nos quartos de final, enquanto Dionísio Moreira não passou dos quartos de final na modalidade de Light Kick.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 565

Espanhóis vencem Circuito de Ciclismo (c/video)

Publicado

em

Publicidade

Cerca de 250 atletas participaram no 2.º Circuito de Ciclismo da Cidade da Trofa, que contava para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Porto, e envolveu os escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores. O bom tempo permitiu a presença de muito público na zona envolvente à estação de comboios da Trofa, onde se dava a partida e chegada dos corredores.
No escalão de júnior masculino, onde se encontra “o futuro do ciclismo”, a vitória sorriu ao espanhol Jose Fernandez, que a completou em 51 minutos e 54 segundos, seguido pelo trofense Fábio Costa, com o tempo de 52 minutos e um segundo. O espanhol ficou “contente por ganhar” e garantiu que esta foi “uma vitória muito sofrida”, pois teve que “mudar de bicicleta a meio do percurso” e pensou que não “o ia acabar”. Para o trofense foi “bom” ficar em 2.º lugar, tendo “tentado vencer o adversário, que conseguiu ser o mais forte”. “Foi bom virem ao Circuito, pois é uma forma de nós darmos um pouco mais. Eles (espanhóis) são ciclistas normalmente mais fortes e nós temos que nos esforçar mais para obter os resultados”, completou.
Em Elite Feminina, ganhou a espanhola Maria Jesus, com 55 minutos e 30 segundos, com uma larga distância sobre as adversárias, repetindo o título conquistado no ano anterior. “Gostei muito da prova, correu muito bem e estou muito feliz por este triunfo”, declarou.
O Circuito de Ciclismo da Cidade da Trofa foi organizado pela União de Ciclismo da Trofa (UCT) em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto (ACP). Para o presidente da UCT, Bruno Cunha, a prova foi “um sucesso” e “correu muito bem”, tendo recebido um bom feedback por parte dos participantes, que “gostaram”, e pela adesão de “muita gente”. “Foi um percurso muito completo, técnico, rápido, com subidas e descidas”, elencou, mencionando que esta é uma prova para “continuar”.
Também Manuel Pinto, presidente da ACP, a prova “correu bem, S. Pedro ajudou” e houve a presença de “muita gente”. E quando questionado se a Trofa tem condições para acolher provas de ciclismo, o presidente da ACP não tem dúvidas: o concelho “tem excelentes condições” e, “logisticamente”, a zona envolvente à estação de comboios é “o sítio ideal” e “muito bom até para uma chegada de uma Volta a Portugal”.

Resultados dos clubes da Trofa
As associações da Trofa também estiveram presentes nesta prova. A União de Ciclismo da Trofa esteve representada pelos infantis João Cunha (1.º lugar), João Costa (4.º lugar), Ricardo Silva (8.º lugar), Francisco Pereira (11.º) e Ana Pereira (19.º), pelos juvenis José Barbosa (4.º), Pedro Alves (6.º) e Beatriz Martins (29.º) e pelo cadete Juliano Silva (15.º). Já pela Associação Cultural Desportiva de Ciclismo da Trofa correram os cadetes Diogo Narciso (6.º), Daniel Dias (31.º) e André Oliveira (35.º), os juniores Fábio Silva (4.º),ww Hugo Garcez (9.º), Bruno Pereira (21.º) e Pedro Barbosa (31.º) e o juvenil Sérgio Silva (11.º).

Continuar a ler...

Edição 565

Juvenis do CR Bougado campeões de série

Publicado

em

Publicidade

“A equipa ficou muito contente pelo feito que conseguimos conquistar, mas, acima de tudo, bastante orgulhosa pelo facto de todo o trabalho e dedicação que temos dado a este clube até agora ser finalmente reconhecido com este título”. Foi desta forma que Diogo Oliveira, capitão da equipa de juvenis do Centro Recreativo de Bougado se referiu ao 1.º lugar conquistado na série 3 da 2.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). Com 22 triunfos, dois empates e duas derrotas, a formação bougadense conquistou 68 pontos e destacou-se dos principais adversários, Clube Desportivo Boavista e Clube Desportivo das Aves, que acabaram a fase regular com menos um ponto.
Com objetivos modestos no início da temporada, a equipa foi surpreendendo ao longo do campeonato, acabando por assumir a liderança isolada da série 3 a oito jornadas do fim. Para isso muito contribuíram os 148 golos marcados e, especialmente, os 34 golos sofridos, uma marca distintiva da equipa, que mostra uma solidez defensiva notável nesta divisão.
E o treinador, Fábio Ferreira, releva os números: “O balanço da fase regular é extremamente positivo. Apenas tivemos duas derrotas, fomos a melhor defesa das três séries e creio que apresentamos um bom futsal. Quanto ao primeiro lugar, sabíamos que ia ser disputado até ao fim e que, tanto poderíamos ficar em primeiro como fora do play-off. Felizmente, jogo a jogo, fomos mantendo em aberto essa oportunidade”.
Com o 1.º lugar, o CR Bougado garantiu presença na fase de subida à 1.ª Divisão Distrital. O CD Boavista é o outro representante da série 3 e os Restauradores Brás Oleiro os da série 1. As outras três vão ser conhecidas depois da Páscoa. Depois, inicia-se outra competição em formato campeonato com as seis equipas. As quatro primeiras garantem a subida de divisão.
Diogo Oliveira garante que o grupo “está confiante” para a fase que se segue, pois “sabe das suas capacidades”. “Acreditamos na subida”, salientou.
Por sua vez, Fábio Ferreira, apesar de considerar que “não se pode exigir nada em relação ao playoff”, admite que a equipa “tentará que a ambição da subida seja uma realidade, sempre com a consciência que pela frente estarão equipas com bastante qualidade e jogos com um elevado grau de exigência”.

Outros resultados
No campeonato da série 2 da 1.ª Divisão da AFP de seniores masculinos, o Grupo Desportivo Covelas goleou o Moinhos por 6-2, mantendo o 5.º lugar, com 34 pontos. Mais difícil está a situação da Associação Recreativa Juventude do Muro, que perdeu com o Futsal Ponte, por 0-3 e com 15 pontos ocupa o penúltimo lugar, em zona de descida, estando já a cinco pontos da linha de água. Na próxima jornada, marcada para depois da Páscoa, os murenses defrontam o Mosteiro e o Covelas viaja ao reduto do Núcleo Valongo.
Os covelenses, porém, ainda têm um jogo este sábado, para os oitavos de final da Taça Distrital, com o Fonte Moura. O jogo realiza-se no pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro (EBSCC), no sábado, pelas 15 horas.
Na 2.ª Divisão Distrital, no mesmo escalão, o Centro Recreativo Bougado perdeu com o Clube Nacional de Montanhismo por 1-0. Com 19 pontos, os bougadenses ocupam o 9.º lugar e na próxima jornada defrontam o líder GACER.
Em juniores, a ARJ Muro cimentou a liderança da série 2 da 1.ª Divisão da AFP, uma vez que venceu o Retorta por 1-3 e viu o 2.º classificado, Gramidense, perder e aumentar a distância para 11 pontos. O próximo jogo dos murenses realiza-se no dia 2 de abril, pelas 18 horas, no pavilhão da EBSCC, com o JD Gondomar.
Em iniciados, o S. Romão perdeu com o Ardegães, na 22.ª jornada da série 1 da 2.ª Divisão da AFP, mas manteve o 7.º posto, com 35 pontos.
Na próxima jornada, que se cumpre a 3 de abril, os romanenses recebem o Alfa Académico, pelas 10 horas, no pavilhão da EBSCC.
Na 3.ª jornada da Taça Distrital de juniores femininos, o S. Romão perdeu com o Rio Ave por 1-3, descendo ao 5.º lugar, com três pontos. O Canidelo é o próximo adversário.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...