Região
DECO promove workshop online sobre lanches saudáveis para crianças
A iniciativa é uma espécie de aula aberta, através da qual será explicado como preparar
lanches saudáveis, para crianças em idade de pré-escola e 1.º ciclo, de forma prática, rápida e económica.


A DECOJovem, um programa de educação do consumidor promovido pela DECO dirigido às escolas, promove, a 17 de outubro, o Workshop “Brigada dos Lanches | Comer bem desde cedo”.
A iniciativa é uma espécie de aula aberta, através da qual será explicado como preparar
lanches saudáveis, para crianças em idade de pré-escola e 1.º ciclo, de forma prática, rápida e económica.
O workshop decorre às 12h30, via zoom, e os interessados em participar podem enviar e-mail para
o endereço decojovem@deco.pt.
A Brigada dos Lanches é um projeto que tem como objetivo “alertar para a importância da adoção de uma alimentação saudável desde cedo, onde será transmitido aos/às demais progenitores/as e/ou Encarregados/as de Educação, as necessidades nutricionais da criança. Para além disto, este projeto irá, também, capacitar os demais progenitores/as e/ou Encarregados/as de Educação a interpretar rótulos de produtos alimentares. Esta capacitação, permitirá, aos mesmos, o aumento de informação e conhecimento, para uma melhor escolha, face à grande oferta do mercado, possibilitando, de igual forma, o equilíbrio entre refeições preparadas em casa e refeições prontas a consumir e embaladas”, explicou a Deco, em comunicado.
Região
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
Este domingo, o espaço encheu-se de várias centenas apreciadores de carros para ver as máquinas e as manobras mais ou menos perigosas dos drifters.


A pista de Guilhabreu, em Vila do Conde, está a atrair cada vez mais adeptos do “aço”. Este domingo, o espaço encheu-se de várias centenas apreciadores de carros para ver as máquinas e as manobras mais ou menos perigosas dos drifters.
Um dos participantes do evento deste domingo, 22 de janeiro, publicou no Youtube um vídeo onde é possível ver alguns dos momentos que marcaram a tarde na pista.
Veja o vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=8R6OZV43hgk.
Região
Autarcas regozijam-se pelo não encerramento da maternidade: “Decisão defende os superiores interesses públicos da região”
“A decisão dada a conhecer hoje pelo diretor do SNS, Fernando Araújo, defende os superiores interesses públicos da região e é essencial para a competitividade, inclusivamente demográfica, de um território que é dos mais produtores e exportadores do país.”


Os presidentes das Câmaras Municipais de Santo Tirso, Famalicão e Trofa, Alberto Costa, Mário Passos e Sérgio Humberto, respetivamente, regozijam-se publicamente pela decisão do Governo de não encerramento da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave que serve os três municípios e que está instalada em Famalicão.
A decisão dada a conhecer hoje pelo diretor do SNS, Fernando Araújo, defende os superiores interesses públicos da região e é essencial para a competitividade, inclusivamente demográfica, de um território que é dos mais produtores e exportadores do país.
“Depois da reunião com o Sr. Ministro da Saúde, que tivemos em outubro passado, ficámos descansados com o conhecimento que o Sr. Ministro demonstrou ter sobre a importância desta maternidade e sobre a excelência do trabalho lá desenvolvido. Esta decisão confirma a propriedade desse sentimento e não esperávamos outro desfecho que não este”, referiram os presidentes da Câmara, Mário Passos, Alberto Costa e Sérgio Humberto.
Recorde-se que o encerramento da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave era uma das possibilidades adiantadas pelo estudo da Comissão de Acompanhamento de Resposta às Urgências de Ginecologia/Obstetrícia.
O Centro Hospitalar do Médio Ave está inserido numa região de grande força e vitalidade económica e social, servindo cerca de 250 mil habitantes. A administração tem sede em Santo Tirso, gerindo o Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, e o Hospital S. João de Deus, em Famalicão. Em 2022 o Centro Hospitalar do Médio Ave registou um total de 1174 nascimentos, um acréscimo de 17% em comparação a 2021.
Os três Presidente de Câmara, que desenvolveram um ação concertada na defesa da manutenção da maternidade, que permitAutarcas regozijam-se pelo não encerramento da maternidade: “Decisão defende os superiores interesses públicos da região”iu ganhar força política e sensibilizar o poder central para o erro que seria o encerramento da maternidade de Famalicão, reforçam o seu contentamento com a decisão e reafirmam o seu compromisso “em contribuir para manter e elevar a qualidade dos serviços prestados no Centro Hospitalar do Médio Ave.”
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Edição 7812 semanas atrás
S. Gonçalo: esta sexta-feira começa a festa em Covelas
-
Trofa2 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região1 semana atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Trofa1 dia atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa: Professores continuam em luta