

Ano 2010
Corrida de galgos angariou fundos para Festas do Espírito Santo
Bandeira branca levantada: início da corrida… O gesto repetiu-se vezes sem conta, ao longo da tarde do último domingo, em S. Mamede do Coronado, durante a Primeira Grande Corrida de Galgos.
A Comissão de Festas do Divino Espírito Santo promoveu a Corrida de Galgos para angariar fundos para as festividades que decorrem entre os dias 21 e 24 deste mês. Adriano Vasconcelos, presidente da Comissão de Festas, destacou que a prova realizada “é já considerada a melhor do país”. A actividade “foi um êxito total” e a adesão do público foi a maior surpresa da tarde: “É fantástico ver esta gente toda, não estávamos à espera”, confessou o responsável.
A corrida contou com a participação de 78 animais e o balanço final foi “excelente” tanto para a organização como para a Associação Galgueira e Lebreira do Norte, que esteve representada pelo seu presidente, José Ferreira.
O representante da associação nortenha mostrou-se muito satisfeito com a organização da prova: “Esta prova, em termos de organização, é das melhores que já vi. A pista foi preparada com esmero e é do melhor que há”, sublinhou. Para José Ferreira, o público foi uma grande surpresa, já que “não esperava encontrar tanta gente”.
As corridas de galgos são uma actividade bastante “dispendiosa”, com animais importados que rondam os cinco mil euros, para além dos treinos e da alimentação, que também têm custos “elevados”. Ainda assim, José Ferreira considerou que “existem bons animais em Portugal.”
A Comissão de Festas do Divino Espírito Santo está também a desenvolver outra actividade, que culminará durante as festas: um concurso de karaoke, que dá oportunidade aos finalistas de actuarem na noite do dia 21. Adriano Vasconcelos reconheceu que, actualmente, “a Comissão depara-se com muita dificuldade a nível económico para fazer as festas”. A actuação dos concorrentes finalistas numa das noites “é uma actividade que fica relativamente barata, porque é feita com a prata da casa, mas que proporciona um excelente espectáculo”.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa4 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7682 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização