quant
Fique ligado

Edição 503

Coronado perde duas agências bancárias

Publicado

em

Publicidade

A freguesia do Coronado vai perder de uma vez só duas agências bancárias. A Caixa Geral de Depósitos e o BPI vão fechar as portas já a partir dos primeiros dias de janeiro. Já na cidade da Trofa, a Caixa Geral de Depósitos vai encerrar a agência da Rua D. Pedro V.

José Ferreira, presidente da Junta do Coronado, garante que esta “é uma perda significativa de serviços e que são sinal de desenvolvimento nesta freguesia”, considerando “que a Caixa Geral de Depósitos, onde a própria Junta tem conta bancária, foi contactada via carta do executivo, sensibilizando a administração para a responsabilidade social que o banco deveria ter, mas até ao momento não obteve resposta”. O autarca contactou também “o Sindicato dos Bancários para alertar para esta situação mas nada mais pode fazer”.

Leia a reportagem completa na edição 503 do NT, já nas bancas.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 503

Opinião: Uma prenda de Natal para a Humanidade

Publicado

em

Publicidade

As relações diplomáticas entre os Estados Unidos da América (EUA) e Cuba, que tinham sido rompidas há mais de meio século, começaram a ser restabelecidas em meados deste mês, após ano e meio de conversações secretas entre os dois governos, realizadas no Canadá e no Vaticano. É uma excelente notícia, para o povo americano e para o povo cubano, mas também para todos os amantes da Paz no mundo.

Embora o poder executivo americano, que protagonizou este reatamento de relações, não tenha capacidade para pôr fim ao embargo económico, encaminhou o problema para o poder legislativo, o Congresso, que se espera e deseja vote favoravelmente. Tudo aponta para seja positiva a votação dos congressistas, neste problema tão delicado para cubanos e americanos, que dura há muitos anos.

As relações diplomáticas entre os dois países serão reatadas brevemente, com a visita a Havana de uma comitiva americana, chefiada pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, já no próximo mês de janeiro e a Casa Branca admitiu que Washington poderá receber o Presidente Raúl Castro. As relações entre os dois países foram iniciadas em 27 de maio de 1902, para serem rompidas em 31 de janeiro de 1961, dois anos após a revolução cubana, de Fidel Castro, e restabelecidas, quase 54 anos depois, em 17 de dezembro de 2014. Foi uma vitória dos amantes da Paz, contra os senhores da Guerra!

A Paz mundial é um bem da Humanidade, que deve ser preservada a todo o custo. Felizmente, desde que foi fundada a ONU, em 1945, após a segunda guerra mundial, não foi declarada mais nenhuma guerra mundial. O mesmo não se pode dizer em relação à conflitualidade entre povos, e à violência armada organizada, que ocorre a uma escala cada vez mais regional, mas que se manifesta a nível global. São as novas guerras, que colocam em causa a Paz mundial

O presidente dos EUA, Barack Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro, os grandes protagonistas do reatamento de relações, estão de parabéns, assim como o Papa Francisco que mediou, com êxito, as conversações secretas, entre dois dirigentes políticos, que fizeram história. Foi uma prenda de Natal, para a humanidade, o restabelecimento das relações entre os EUA e Cuba.

Este ato de coragem, em pleno século XXI, que sirva de exemplo a outros dirigentes mundiais, que usam a guerra para engendrar novos imperialismos expansionistas, à custa de crimes horrendos contra a Humanidade. Um bem-haja para quem procura novos caminhos para a Paz e para um melhor respeito pelos Direitos Humanos Universais.

Aproveito para desejar a todos, um Feliz Natal e um Fabuloso Ano de 2015!

José Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

www.moreiradasilva.pt

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 503

Opinião: Nem tudo o que é legal, é moral

Publicado

em

Publicidade

Temos um dever de cidadania permanente e ativo. O afastamento dessa obrigação está à vista de todos, com reflexo nas desigualdades sociais existentes em que, poucos arrecadaram muito e muitos são obrigados a viver com pouco! Qual é o teu vencimento líquido? Quanto tens na poupança? Qual a proteção que Portugal te dá, nos momentos de maior vulnerabilidade (infância, velhice, doença, desemprego)? Quanto vale a tua opinião, junto dos titulares dos Órgãos de Soberania? Quais as perspetivas para os teus filhos (os que ainda não emigraram)?

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...