quant
Fique ligado

jonati

Ano 2006

Contra a Burocracia

Publicado

em

Ao fim de um ano de Governo do Eng. Sócrates é, na minha opinião, indiscutível, que os portugueses têm mais esperança no futuro. Todos sentimos um ambiente e uma expectativa de maior confiança. Este é quanto a mim um dado objectivo, que nem o facto de reconhecidamente não ser próximo do Partido Socialista, devo, no entanto, escamotear.

Só que vivemos ainda no domínio das expectativas; falta conhecermos e avaliarmos o impacto de inúmeras medidas assumidas nos últimos tempos. Este Governo parece-me bem melhor a anunciar medidas do que a pô-las em prática; a diagnosticar do que a concretizar. É evidente que é muito mais fácil fazer o diagnóstico do que realizar medidas que, inúmeras vezes, esbarram em interesses instalados, alteram procedimentos de anos ou afectam pequenas corporações avessas á mudança. Mas este é o verdadeiro desafio!!

foto_dr1._joao_s__01022006.jpgVem isto a propósito do anúncio, esta semana, por parte do Governo, do PSAL – Plano de Simplificação Administrativa e Legislativa. Este plano enumera 333 medidas contra a burocracia- denominadas SIMPLEX 2006, em áreas tão díspares como a economia, a segurança social, a educação, a saúde, o ambiente e ordenamento, entre muitas outras. Trata-se de um documento que parece bem pensado e arrojado, que toca em áreas-chave, fundamentais para o nosso desenvolvimento.

Não nos esqueçamos, no entanto, que outros Governos anunciaram no passado muitos planos contra a burocracia e os resultados foram bastante ténues. Uma vez mais, o anúncio e o modo como a mensagem passou foi brilhante; quanto aos resultados, esperemos para ver!

Portugal tem, indubitavelmente, problemas de excesso de burocracia que cria dificuldades a empresas e cidadãos limitando a nossa competitividade e empobrecendo o país. O seu combate já deveria ter sido assumido, há muitos anos, como a primeira prioridade de sucessivos Governos o que, infelizmente, nunca aconteceu verdadeiramente.

Esta é uma oportunidade de ouro para melhorarmos a relação entre o Estado e os Cidadãos, eliminando custos de contexto e poupando muitos milhões de euros a todos.

Só que, para combatermos a burocracia, não chega anunciar 333 medidas. É fundamental acompanhá-las de uma profunda reforma na administração pública, mudando mentalidades, premiando os competentes e afastando os que o não são! Apenas deste modo, conseguiremos motivar funcionários públicos a assumir como deles uma reforma fundamental para o nosso futuro colectivo.

Mas a responsabilidade não é apenas do Governo ou das instituições do poder central. As autarquias locais têm aqui um papel muito importante a desempenhar. Uma correcta gestão de recursos humanos, a definição de objectivos claros a alcançar, um serviço rápido e eficiente aos cidadãos têm que ser apostas duma autarquia moderna. Um líder autárquico não pode mais pensar a gestão como há 10, 15 anos atrás. Infelizmente, a esse nível, há ainda um longo caminho a percorrer!

Publicidade

João Moura de Sá

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2006

Equipas do Bougadense somam vitórias

Publicado

em

O Atlético Clube Bougadense venceu, esta tarde, o Sporting S. Vítor, por 2-1, em encontro da 10.ªjornada da série 1 da 1.ª divisão distrital. Na próxima jornada, pelas 15 horas do dia 18 de dezembro, a formação de Santiago de Bougado desloca-se ao reduto de Arcozelo.

Também a equipa B do Bougadense venceu, na tarde de sábado, o GDC Ferreira, por 1-2, em jogo da 10.ª jornada da série 2 da 2.ª divisão distrital. Na próxima jornada, o Bougadense B recebe o FC Parada, pelas 15 horas do dia 17 de dezembro.

 

Reportagens alargadas na próxima edição do jornal O Notícias da Trofa, quinta-feira nas bancas.

 

fotografia: arquivo Bougadense A

Continuar a ler...

Ano 2006

Junta de S.Martinho limpa Praia da Barca

Publicado

em

A Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado está a proceder à limpeza da margem do Rio Ave, junto à Azenha da Barca.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);