quant
Fique ligado

Ano 2006

Contra a Burocracia

Avatar

Publicado

em

Ao fim de um ano de Governo do Eng. Sócrates é, na minha opinião, indiscutível, que os portugueses têm mais esperança no futuro. Todos sentimos um ambiente e uma expectativa de maior confiança. Este é quanto a mim um dado objectivo, que nem o facto de reconhecidamente não ser próximo do Partido Socialista, devo, no entanto, escamotear.

Só que vivemos ainda no domínio das expectativas; falta conhecermos e avaliarmos o impacto de inúmeras medidas assumidas nos últimos tempos. Este Governo parece-me bem melhor a anunciar medidas do que a pô-las em prática; a diagnosticar do que a concretizar. É evidente que é muito mais fácil fazer o diagnóstico do que realizar medidas que, inúmeras vezes, esbarram em interesses instalados, alteram procedimentos de anos ou afectam pequenas corporações avessas á mudança. Mas este é o verdadeiro desafio!!

Publicidade

foto_dr1._joao_s__01022006.jpgVem isto a propósito do anúncio, esta semana, por parte do Governo, do PSAL – Plano de Simplificação Administrativa e Legislativa. Este plano enumera 333 medidas contra a burocracia- denominadas SIMPLEX 2006, em áreas tão díspares como a economia, a segurança social, a educação, a saúde, o ambiente e ordenamento, entre muitas outras. Trata-se de um documento que parece bem pensado e arrojado, que toca em áreas-chave, fundamentais para o nosso desenvolvimento.

Não nos esqueçamos, no entanto, que outros Governos anunciaram no passado muitos planos contra a burocracia e os resultados foram bastante ténues. Uma vez mais, o anúncio e o modo como a mensagem passou foi brilhante; quanto aos resultados, esperemos para ver!

Portugal tem, indubitavelmente, problemas de excesso de burocracia que cria dificuldades a empresas e cidadãos limitando a nossa competitividade e empobrecendo o país. O seu combate já deveria ter sido assumido, há muitos anos, como a primeira prioridade de sucessivos Governos o que, infelizmente, nunca aconteceu verdadeiramente.

Esta é uma oportunidade de ouro para melhorarmos a relação entre o Estado e os Cidadãos, eliminando custos de contexto e poupando muitos milhões de euros a todos.

Só que, para combatermos a burocracia, não chega anunciar 333 medidas. É fundamental acompanhá-las de uma profunda reforma na administração pública, mudando mentalidades, premiando os competentes e afastando os que o não são! Apenas deste modo, conseguiremos motivar funcionários públicos a assumir como deles uma reforma fundamental para o nosso futuro colectivo.

Mas a responsabilidade não é apenas do Governo ou das instituições do poder central. As autarquias locais têm aqui um papel muito importante a desempenhar. Uma correcta gestão de recursos humanos, a definição de objectivos claros a alcançar, um serviço rápido e eficiente aos cidadãos têm que ser apostas duma autarquia moderna. Um líder autárquico não pode mais pensar a gestão como há 10, 15 anos atrás. Infelizmente, a esse nível, há ainda um longo caminho a percorrer!

João Moura de Sá

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...