quant
Fique ligado

Ano 2007

Concursos pecuários na Feira Anual

Avatar

Publicado

em

São mais de 130 os animais que vão estar em competição no concurso nacional da Raça Holstein Frísia, na edição 2007 da Feira Anual da Trofa. Esta quinta-feira começam a chegar ao recinto da Feira Anual mas para trás ficaram já muitas horas de trabalho e treino dos criadores.

  Natural de Santiago de Bougado e com muitos prémios ganhos nestes concursos pecuários, Luís Filipe Couto Reis tem estado a preparar os seus 11 exemplares para que nos dias 3 e 4 de Março subam à passerelle e arrecadem o maior numero possível de prémios.

Este criador trofense, arrecadou na edição 2006 vários prémios mas o mais desejado por todos voltou a fugir-lhe. O titulo de Vaca Grande Campeã da Feira voltou a não ser atribuído a nenhum dos seus exemplares mas, Couto Reis tem esperança que "este ano talvez consiga mas tudo vai depender dos animais. No dia têm de estar disponíveis e também têm de querer e deixar-nos trabalhar". Mas nos dia que antecedem o concurso o trabalho a fazer é muito como afirma Couto Reis. " Dedicamo-nos a passear os animais, a manejá-los, a preparar os que vão participar pela primeira vez no concurso. Os animais que já costumam participar neste tipo de iniciativas apenas temos de lavá-los e relembrá-los das práticas que têm que efectuar nos concursos", assegurou.

Dias antes do concurso Filipe Couto Reis mostrou ao NT o processo de lavagem e tosquia dos animais para que no dia estejam prontos para desfilar.

Os cuidados com a alimentação são também muito importantes para o bem-estar dos animais e por isso, "é necessário ter cuidados com a alimentação e prepará-los para que não sintam o stress a que estão sujeitos por estarem expostos a hábitos diferentes, a outros horários e a uma realidade a que não estão habituados", frisou o criador.

Para ser premiado o animal tem de obedecer a algumas características. Couto Reis explica que um "bom exemplar tem que estar descarnado, tem que estar quase perfeito a nível de saúde, tem que manifestar toda a disponibilidade para andar, para que o tratador o consiga manejar e não pode ter nada para contrariar. Vinte e quatro horas antes do concurso, quanto mais banhos tomar tanto melhor. Assim o animal sentir-se-à muito relaxado e temos de o deixar comer tudo o que puder", acrescentou.

Outra das características de um bom exemplar "é ter um sistema mamário equilibrado e isso depende das horas de leite de caba um", frisou.

Quanto às melhorias do espaço físico Couto Reis é peremptório "no actual recinto as melhorias que se podiam fazer, estão a ser feitas este ano. Para este tipo de concurso acho que merecia um recinto novo com todas as condições, tanto para os animais, criadores e expositores, que geram a maior fatia de receita e que contribuem em grande parte para que o concurso se realize".

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...