quant
Fique ligado

Religião

Começou a obra de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho

Publicado

em

Começaram, esta semana, as obras de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado.

A paróquia de S. Martinho de Bougado tem o grande projeto em mãos de fazer o “restauro integral” do templo, que ao longo dos anos foi acumulando problemas de humidade, que, além de ferir a estrutura do ponto de vista estético, estão agora a colocar em causa a integridade das talhas douradas e imagens religiosas.

Em declarações ao NT, o pároco Luciano Lagoa sublinhou que esta “é uma obra muito necessária”.

A empreitada vai começar pela “substituição do telhado”, seguindo-se intervenção nas paredes, onde serão colocadas “novas argamassas para possibilitar que haja uma impermeabilização da igreja”. Posteriormente, decorre o processo mais sensível, no tratamento dos “altares, imagens, pinturas e azulejos”.

A paróquia estima que a empreitada rondará os “370 mil euros”, capital que a paróquia ainda não dispõe na totalidade. Além das “sobras” financeiras das últimas festas em honra de Nossa Senhora das Dores, Luciano Lagoa espera que outras entidades, como “a Câmara Municipal e empresas”, apoiem no financiamento do projeto, assim como “toda a população”.

“As pessoas da Trofa têm sido muito generosas em diversas situações e, neste caso, falamos da igreja onde muitos foram batizados, casaram e onde assistiram ao funeral dos seus entes queridos, já para não falar de que é o sítio onde começa e acaba a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, por isso, tem o carinho especial dos trofenses”, frisou o pároco, que, mesmo reconhecendo “os tempos difíceis que vivemos”, acredita na “generosidade da população”.

Continuar a ler...

Edição 771

Visita guiada às obras da Igreja Matriz de S. Martinho

Publicado

em

Por

No dia 22 de julho, o pároco Luciano Lagoa deu início a um conjunto de visitas guiadas às obras de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado. Tal iniciativa visa dar a conhecer aos paroquianos o andamento das obras em curso naquela igreja, iniciadas em julho de 2021 e que estão em bom ritmo.
Durante esta visita, a técnica do restauro Sofia Lobo explicou aos paroquianos presentes os detalhes do restauro dos diversos altares, que estão agora a ser “trabalhados” para posterior pintura.
Luciano Lagoa aproveitou a oportunidade para informar que a partir de agora os paroquianos estão convidados a visitar as obras todas as sextas-feiras à tarde, a partir das 16 horas. E renovou o apelo para que a comunidade continue a apoiar o financiamento da obra, uma das mais profundas que aquele templo sofreu até ao momento.

Continuar a ler...

Edição 770

São Pantaleão, padroeiro do Porto durante cinco séculos

Existe, na freguesia do Muro, uma capela dedicada ao mártir S. Pantaleão.

Publicado

em

Por

Tendo estudado Medicina, Pantaleão tornou-se médico pessoal de César Galério. Converteu-se ao Cristianismo,vindo a ser acusado pelo imperador por ter recebido o baptismo. Preso e torturado, foi martirizado por decapitação, por se recusar a abjurar de sua fé em Nicomédia, na Ásia Menor, no ano de 303. Tinha então menos…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);