quant
Fique ligado

Religião

Começou a obra de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho

Publicado

em

Começaram, esta semana, as obras de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado.

A paróquia de S. Martinho de Bougado tem o grande projeto em mãos de fazer o “restauro integral” do templo, que ao longo dos anos foi acumulando problemas de humidade, que, além de ferir a estrutura do ponto de vista estético, estão agora a colocar em causa a integridade das talhas douradas e imagens religiosas.

Em declarações ao NT, o pároco Luciano Lagoa sublinhou que esta “é uma obra muito necessária”.

A empreitada vai começar pela “substituição do telhado”, seguindo-se intervenção nas paredes, onde serão colocadas “novas argamassas para possibilitar que haja uma impermeabilização da igreja”. Posteriormente, decorre o processo mais sensível, no tratamento dos “altares, imagens, pinturas e azulejos”.

A paróquia estima que a empreitada rondará os “370 mil euros”, capital que a paróquia ainda não dispõe na totalidade. Além das “sobras” financeiras das últimas festas em honra de Nossa Senhora das Dores, Luciano Lagoa espera que outras entidades, como “a Câmara Municipal e empresas”, apoiem no financiamento do projeto, assim como “toda a população”.

“As pessoas da Trofa têm sido muito generosas em diversas situações e, neste caso, falamos da igreja onde muitos foram batizados, casaram e onde assistiram ao funeral dos seus entes queridos, já para não falar de que é o sítio onde começa e acaba a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, por isso, tem o carinho especial dos trofenses”, frisou o pároco, que, mesmo reconhecendo “os tempos difíceis que vivemos”, acredita na “generosidade da população”.

Continuar a ler...
Publicidade

Religião

Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

Publicado

em

Por

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

A comissão de festas já anunciou o programa comemorativo, que garante iniciativas lúdicas e cerimónias religiosas de 3 a 6 de junho.

No primeiro dia de festa, 3 de junho (sexta-feira), a noite será para rir, com um espetáculo de stand up comedy de Rúben Parada, Rúben Branco e João Dantes, a partir das 21h30.

A coroação das crianças pode ser feita das 20h00 às 24h00.

Para as 23h00 está garantida animação surpresa.

No dia seguinte, o grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeos vai anunciar a festa pela freguesia, a partir das 08h00, e, à noite, às 21h30, entra em palco Manuel Carvalho e a sua banda para um espetáculo musical, que promete animar o terrado até à sessão de fogo de artifício piromusical, à meia-noite.

Para este dia, haverá coroação das crianças durante todo o dia e às 17h30, é celebrada missa, na Igreja Matriz.

Publicidade

No domingo, com alvorada às 08h00, a festa terá como momentos altos, na vertente profana, os concertos das bandas de música de São Martinho do Campo e Alfena, às 15h00, e o Festival Folclórico, às 21h30, com participação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado, Ramalde e Nossa Senhora das Amoras.

Na vertente religiosa, para as 07h00 está marcada a missa na Capela do Divino Espírito Santo, seguindo-se a missa solene na Igreja Matriz, às 10h30, e a procissão da Igreja à Capela do Divino Espírito Santo, às 12h30. Durante todo o dia é possível fazer a coroação das crianças.

No último dia de festa, também com coroação das crianças durante todo o dia, às 11h00, é celebrada missa na Capela do Divino Espírito Santo em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes. À noite, há concerto de música de Toka & Dança, a partir das 21h30, e uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, que marcará o encerramento das festividades.

foto DR

Continuar a ler...

Religião

Festa da Senhora do Rosário em Santiago

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Publicado

em

Por

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A paróquia de Santiago de Bougado dá início às festividades, no dia 3, com uma procissão de velas, que começa junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima de Cidai, às 21h00.

No dia 5 de junho, às 11h00, decorre uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário. Para as 14h30 está prevista a receção à Banda de Música da Trofa, no Largo Manuel Canejo, com chegada à Lagoa às 15h30.

Às 17h00, é rezado o terço e, depois, sai a procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, seguida de um concerto da Banda de Música da Trofa.

O encerramento da festa acontece cerca das 19h30.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também