

Edição 444
Clube Slotcar da Trofa apresenta plantel de bilhar
Clube Slotcar da Trofa apresentou na segunda-feira, 21 de outubro, os atletas que vão participar na modalidade de bilhar na época desportiva 2013/2014. Coletividade está a preparar a primeira concentração de Veículos Antigos e Clássicos.
“Catorze atletas” compõem a equipa de bilhar do Clube Slotcar da Trofa. A coletividade apresentou na segunda-feira os elementos que vão participar nesta nova época desportiva 2013/2014.
Além disso, os atletas receberam os equipamentos desportivos, que contam com um “novo patrocinador oficial (D’ACCORD)”, bem como os “quatro bilhares renovados com panos para alta competição”.
O presidente do Clube Slotcar da Trofa, João Pedro Costa, afirmou que estão “reunidas as condições para uma época desportiva tranquila, equilibrada em termos financeiros, e com a vertente recreativa sempre em primeiro lugar, sem descurar os objetivos desportivos”. “A presença do Clube Slotcar da Trofa entre os melhores do bilhar a nível nacional é algo que esta direção ambiciona e a Trofa merece”, referiu.
A disputa do bilhar federado a nível nacional será a “primeira aposta” da coletividade, assim como “a presença na competição Liga Abelha”, organização tirsense, já com “muitos pergaminhos entre os participantes de bilhar nesta região e onde o Clube Slotcar da Trofa venceu a Supertaça já no início desta temporada”.
Edição 444
Projeto “Cuida-te” esclareceu jovens sobre a sexualidade

Alunos da Escola Básica 2/3 de S. Romão puderam tirar dúvidas sobre a sexualidade, consumos, nutrição e exercício físico, ao longo da manhã do dia 16 de outubro.
“Tens dúvidas? Atreve-te! Entra e fala connosco.” Estava lançado o desafio aos jovens da Escola Básica 2/3 de S. Romão, para entrarem na unidade móvel, estacionada no pátio da escola, e participarem numa sessão de aconselhamento sobre sexualidade, consumos, nutrição e exercício físico.
Esta é uma das cinco medidas do programa “Cuida-te”, que é desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) com “diversas “entidades parceiras”, com o “principal objetivo de trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis”. “As unidades móveis, devidamente apetrechadas e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, deslocam-se para realizar o atendimento e aconselhamento aos jovens, bem como realizar ações de sensibilização”, pode ler-se na página do programa.
Ao longo da manhã do dia 16 de outubro, “22 alunos, sinalizados pela escola,” entraram na unidade móvel para conversarem, durante “15 minutos”, com Rita Moreira, psicóloga e colaboradora da Associação para o Planeamento da Família (APF) da delegação norte, sobre a sexualidade. Segundo Rita Moreira, no início das sessões, que “normalmente são divertidas” e decorrem com “algum embaraço”, os jovens “podem se fazer um bocadinho de difíceis” devido ao tema, mas depois “costumam ser de alguma facilidade de comunicação e muitas vezes até surgem algumas questões fundamentais que acho que podem fazer a diferença”, sendo “obrigatório parar para pensar nelas”.
Ana Costa, Ana Ferreira e Ana Monteiro, do curso de Educação e Formação de Jovens (CEF), foram três das alunas que passaram pela unidade móvel e estiveram à conversa com Rita Moreira. Para a primeira, estes projetos são “importantes” por ser uma forma de “as pessoas que têm dúvidas” puderem falar com “a psicóloga”. Também Ana Ferreira achou o projeto “muito interessante”, pois como “normalmente já há jovens com 15 anos que já namoram e devem ter dúvidas”, devem aproveitar este espaço para “esclarece-las, para que tenham relacionamentos seguros e uma saúde boa”. Opinião partilhada por Ana Monteiro, que acrescentou que caso “uma pessoa que namora tenha dificuldades em colocar o preservativo, aqui aprende a pô-lo”.
A presença da unidade móvel na escola de S. Romão é da responsabilidade da delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que apresentou “candidatura” ao programa “Cuida-te”, que proponha que, durante “quatro dias”, esta passa-se pelas “Escola Secundária da Trofa, EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, de S. Romão e de Alvarelhos”, permitindo que fossem “contempladas com estas sessões de esclarecimento”. A candidatura foi “vencedora”, mas “não foi possível por parte do IPDJ cumprir” com o que tinha sido proposto.
Na hora de escolher uma escola para acolher a unidade móvel, a CVP trofense optou pelo Agrupamento de Escolas do Coronado e Covelas. Carla Lima, técnica da instituição, referiu que escolheram este Agrupamento, por ser onde têm “mais intervenção”, com quem já têm “uma ligação de há muito tempo”, “uma maior proximidade” e um “melhor” conhecimento da “realidade”. Quando foi feita a “proposta” à direção do Agrupamento, esta considerou que “deveria de ser na EB 2/3 de S. Romão”.
A ideia de concorrer a este projeto surgiu na “intervenção” que iam tendo “junto das escolas”, onde verificaram que “o tema da sexualidade ainda não estava muito abordado e que faziam faz e continua a fazer falta”, sendo da opinião que “o tempo do programa é muito curto para as necessidades que existem na comunidade educativa”. Na opinião da técnica, o programa “devia de ser repetido” por ser “uma mais-valia que aconteça”, pois, “por muito que os jovens falem com os professores, que existam programas de sexualidade, é sempre diferente falar com alguém de fora, alguém da APF, e é sempre diferente a maneira como as vezes se abordam as questões”.
Edição 444
Forave distinguiu 52 alunos por mérito escolar

A Escola Profissional Forave atribuiu diplomas e prémios de mérito e distinção a 52 alunos, que durante o ano letivo 2012/2013 tiveram um bom desempenho escolar.
“É um marco determinante dentro da escola como para os alunos”. Foi desta forma que Carlos Gonçalves, presidente da direção da Forave, se referiu à cerimónia de entrega de diplomas e prémios de mérito e distinção, que se realizou nas instalações da escola profissional ao final da tarde de segunda-feira, 21 de outubro.
De forma a “fomentar uma cultura de elevados padrões, na procura de saber mais para ser e fazer melhor”, a Forave criou, em 2011, o “Programa de Mérito e Distinção” que tem como “principais objetivos reconhecer a qualidade de estudo e de trabalho com reflexo nos resultados escolares, incentivar os alunos no seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional, promover a competitividade e o empreendedorismo, motivar os alunos para a carreira, promover a ligação entre os alunos e as empresas, distinguir e premiar a excelência escolar, premiar os alunos que desenvolvam as melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) e os melhores Projetos Técnicos, facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho e incentivar o prosseguimento de estudos”.
Para isso desafiou “alguns dos seus parceiros” para se juntarem a este Programa e atribuírem “prémios de excelência aos melhores alunos dos cursos profissionais da escola”. “O êxito desta iniciativa não só permitiu que pelo segundo ano consecutivo tivéssemos alunos motivados para a excelência a quem foram atribuídos os prémios, como também alargou o número de empresas patrocinadoras dos prémios”, contou Manuela Guimarães, direta pedagógica.
Durante a cerimónia decorreu a assinatura de protocolos de “cooperação” entre a Forave e mais três empresas, o que possibilitou criar os prémios “Passaporte Emprego”, “Excelência Tecnológica” e “C-ITA”. O “Prémio Passaporte Emprego”, patrocinado pela empresa Preh Portugal Lda – Componentes Eletrónicos para Automóveis, atribui “um estágio profissional de 12 meses ao melhor aluno do curso de Eletrónica, Automação e Comando e ao melhor aluno do curso de Manutenção Industrial”. Já o “Prémio Excelência Tecnológica,” patrocinado pela empresa Setlevel-Projecto e Implementação de Sistemas de Automação Lda, atribui “um estágio profissional de 12 meses ao aluno que se distinga pelo empenho e excelência técnica na área de eletrónica, automação e comando”, enquanto que o “Prémio C–ITA”, patrocinado pela empresa Continental – Indústria Têxtil do Ave S.A, atribui “um estágio profissional de 12 meses ao melhor aluno do curso Profissional de Gestão”.
De seguida, foram entregues 47 diplomas aos finalistas 2012/2013 do CEF de Apoio Familiar e à Comunidade, Curso Profissional de Gestão e Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando, e “certificados de mérito” a Mara Catarina Salgado Lopes (CEF de Apoio Familiar e à Comunidade), Cátia Alexandra Oliveira Santos (Curso Profissional de Técnico de Gestão) e José Eduardo da Costa Leite (Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando).
O diplomado Hugo Manuel Araújo Machado recebeu o prémio ContiBest, por ter sido o “melhor aluno 2013 do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando”, e José Eduardo da Costa Leite, do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, recebeu o prémio ProjectYour Future, por ter tido a “Melhor PAP 2013” com o tema de projeto “Controlo de Logística”.
A cerimónia ficou ainda marcada por “um momento musical” dedicado a “todos os alunos da escola” pelos “professores”, por uma palestra onde cinco empresas mostraram a sua perspetiva de “cinco competências para uma carreia de sucesso” e “uma homenagem a Fernando Pinheiro”.
-
Trofa1 dia atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa2 semanas atrás
Jovens detidos acusam Destacamento de Intervenção da GNR de agressões
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Mais de 100 bombeiros e 6 meios aéreos combatem incêndio em Covelas
-
Trofa7 dias atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Edição 7702 semanas atrás
Festa de S. Pantaleão no último fim de semana de julho
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio atingiu campo de futebol do CD Trofense
-
Trofa2 semanas atrás
Assinou e nem sequer aqueceu lugar. João Costa rescindiu com Bougadense