quant
Fique ligado

Edição 462

Clube de leitura com chá e chocolate à mistura

Avatar

Publicado

em

O primeiro encontro do Clube de Leitura da Biblioteca da Associação Humanitária realizou-se na tarde de sexta-feira, 21 de fevereiro.

À volta de uma mesa, os nove elementos do Clube de Leitura da Biblioteca da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT) deram o pontapé de saída de um projeto cultural que pretende abrir as portas daquele espaço à comunidade.

Tal como o epíteto anuncia, no primeiro encontro falou-se de livros, histórias e autores, mas em cima da mesa também estiveram as chávenas com chá ou chocolate, para tornar a conversa mais agradável.

Num grupo dominado por mulheres – só teve um elemento masculino -, de faixas etárias desde os 20 aos 65 anos, foi possível “uma interessante partilha de experiências em diferentes contextos e épocas”, contou Ana Oliveira, responsável pela Biblioteca. “O balanço que se faz do primeiro encontro é, a meu ver, bastante positivo. Apresentámos aos presentes uma plataforma online portuguesa direcionada especificamente para clubes de leitura e pretendemos utilizá-la como forma de contactar uns com os outros, criar e participar em fóruns de discussão e publicar o feedback de cada encontro. Também lançamos o desafio aos presentes de responderem a um pequeno questionário, que serviu de mote para a conversa que durou cerca de uma hora”, contou.

Os encontros vão realizar-se na terceira sexta-feira do mês (salvo sobreposição com algum outro evento) às 18 ou 21 horas, conforme a disponibilidade da maioria dos elementos. Para os que não puderam estar presentes na primeira atividade, a Biblioteca tem agendada uma para esta sexta-feira, 28 de fevereiro, às 21 horas.

“O seu carácter público, aberto a todos, faz a própria triagem dos elementos que querem fazer parte dele, ou seja, não há imposições e portanto assumimos que cada um vem pelo gosto que tem pelos livros, partilhar as suas leituras ou pela vontade em adquirir novos hábitos de leitura caso não os tenha”, sublinhou Ana Oliveira.

Estes encontros são também uma forma de ampliar a ação da Biblioteca, espaço visto como de leitura, consulta e silêncio. “Criamos um momento de conversa que reúne diferentes faixas etárias em torno do mesmo tema, numa partilha de ideias sobre um autor, uma determinada obra ou um mesmo tema abordado por diferentes autores. O chá e o chocolate são por nossa conta”, revelou.

Além de contribuir para “encorajar à leitura”, o grupo pretende ainda dar a oportunidade de os elementos “partilharem as suas leituras e ter a sinopse de outras obras lidas pelos restantes colegas”.

O segundo encontro já tem tema escolhido: durante o mês, cada elemento foi desafiado a escolher uma obra escrita por um autor lusófono.

Para os que estão mais afastados da literatura, o desafio fica lançado: “Para quem faz parte do grupo de pessoas que ‘não tem tempo para ler’ dê uma oportunidade a si mesmo de dispensar uma hora por mês e vir até à Biblioteca da AHBVT”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...