

Religião
Cerimonias de celebração de Todos os Santos não se realizam nos cemitérios
A Vigararia da Trofa/Vila do Conde anunciou, em comunicado, que este ano as celebrações do Dia de Todos os Santos e Fiéis Defuntos não se realizarão nos cemitérios.
A decisão foi tomada “tendo em consideração as circunstâncias da pandemia”.
Já a abertura dos cemitérios, que “estão sob a jurisdição das autarquias locais” caberá às juntas de freguesia definir a sua abertura ou o seu encerramento nesse dia, ou as condições de acesso aos mesmos.
Está decisão da vigararia teve “em conta as recomendações emanadas pela Conferência Episcopal Portuguesa em 08 de maio de 2020 que aconselham a suspensão de procissões, romarias e concentrações religiosas “passíveis de forte propagação da epidemia”.
As eucaristias, no entanto, serão celebradas “dentro das Igrejas, no respeito de todas as normas da DGS para o efeito”.
“Aconselha-se os fiéis ao respeito das indicações emanadas pelas autoridades competentes quanto à aglomeração de pessoas e capacidade dos espaços. Todos sabemos que este tem sido um ano particularmente difícil no que se refere ao luto por aqueles que já partiram de entre nós, de modo especial aqueles que faleceram durante e devido à pandemia. Invocamos a misericórdia de Deus sobre todos eles e pedimos a virtude da esperança para superar as feridas humanas e sociais provocadas por este tempo”, pode ler-se no comunicado da Vigararia, assinado pelo vigário, o padre Luciano Lagoa.
(Alterado em 10 de outubro de 2020 com correção do título)
Edição 771
Visita guiada às obras da Igreja Matriz de S. Martinho

No dia 22 de julho, o pároco Luciano Lagoa deu início a um conjunto de visitas guiadas às obras de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado. Tal iniciativa visa dar a conhecer aos paroquianos o andamento das obras em curso naquela igreja, iniciadas em julho de 2021 e que estão em bom ritmo.
Durante esta visita, a técnica do restauro Sofia Lobo explicou aos paroquianos presentes os detalhes do restauro dos diversos altares, que estão agora a ser “trabalhados” para posterior pintura.
Luciano Lagoa aproveitou a oportunidade para informar que a partir de agora os paroquianos estão convidados a visitar as obras todas as sextas-feiras à tarde, a partir das 16 horas. E renovou o apelo para que a comunidade continue a apoiar o financiamento da obra, uma das mais profundas que aquele templo sofreu até ao momento.
Edição 770
São Pantaleão, padroeiro do Porto durante cinco séculos
Existe, na freguesia do Muro, uma capela dedicada ao mártir S. Pantaleão.

Tendo estudado Medicina, Pantaleão tornou-se médico pessoal de César Galério. Converteu-se ao Cristianismo,vindo a ser acusado pelo imperador por ter recebido o baptismo. Preso e torturado, foi martirizado por decapitação, por se recusar a abjurar de sua fé em Nicomédia, na Ásia Menor, no ano de 303. Tinha então menos…
Já é assinante? Inicie sessão
Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa5 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa2 semanas atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Trofa3 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa4 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7717 dias atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos