quant
Fique ligado

Edição 760

Cantinho da Saúde: Os alimentos aliados dos diabéticos

Veja aqui quais os alimentos que são aliados no controlo da doença.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

Não se iluda pelo facto de a diabetes não provocar dores. Doença silenciosa, a diabetes pode ser catastrófica a longo prazo, provocando várias lesões, ao nível ocular, renal e físico, podendo levar a amputações. Sendo uma das doenças mais prevalentes a nível mundial – Portugal é dos países da União Europeia com maior prevalência de diabetes – deve merecer atenção por parte dos doentes e familiares destes. Veja aqui quais os alimentos que são aliados no controlo da doença.

Apesar de existirem vários tipos de diabetes, os mais conhecidos são o de Tipo 1 (DT1) e de Tipo 2 (DT2). A DT1, doença autoimune, também é conhecida como diabetes insulino dependente, o que significa que o portador desta condição não consegue produzir insulina de forma suficiente, tendo de a injetar no corpo, diariamente, e a cada refeição ou aumento da glicemia (quantidade de açúcar no sangue).
Já a DT2 pode ser causada pela obesidade, sedentarismo e/ou genética, que leva à perda progressiva da eficácia da insulina ou à diminuição anormal e progressiva da produção de insulina por parte do pâncreas.
A diabetes pode ser controlada ou até mesmo prevenida (no caso da DT2) se mantivermos um estilo de vida saudável, ou seja, se praticarmos exercício físico e se tivermos uma alimentação equilibrada.
Para um diabético, seja qual o tipo da doença, a alimentação é um fator importante na sua vida. Há alguns dos alimentos benéficos para quem sofre desta doença, exemplo das leguminosas, como o grão, o feijão, as ervilhas, devido a estes conseguirem controlar a glicemia e prevenir assim doenças cardiovasculares. O azeite, que é uma fonte de gordura saudável, e os legumes, como batata-doce, a abóbora, a cenoura e os brócolos, são outros alimentos que ajudam os diabéticos, sendo a abóbora rica em vitaminas A, a cenoura em fibras solúveis e os brócolos em nutrientes com muitos benefícios para a saúde. Estes também ajudam no controlo dos níveis do sangue no corpo.

Publicidade

Os produtos lácteos são também alimentos ricos em proteína, vitaminas e minerais, mas é muito importante a consulta da informação nutricional, presente nos rótulos, e assim optar pelos que não têm adição de açúcar.
Os frutos secos, como amendoins, nozes, amêndoas e avelãs, são conhecidos pela abundância de gorduras insaturadas, ou seja, que funcionam como anti-inflamatórios que ajudam a controlar a glicemia, tal como os flocos de aveia, ajuda ainda na redução do colesterol.
Os frutos vermelhos – morango, mirtilos, amoras e cerejas – são ricos em vitaminas C e fibras e são excelentes antioxidantes que permitem as células renovarem-se, sendo também vantajosos por conterem poucos hidratos de carbono. O consumo de peixe, nomeadamente os peixes gordos, como o atum, o salmão e a sardinha, são bastante recomendados devido ao valor de ómega-3 que tem um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e DT2, auxiliando na diminuição da pressão arterial.
Por último, um dos alimentos mais recomendados devido às vantagens nutricionais que representa é o abacate, que é composto predominantemente por ácidos gordos que ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos e o colesterol e é rico em fibras que ajuda no trânsito intestinal.
Há outros alimentos que são bons aliados dos diabéticos, como os tremoços, que, dessalgados, constituem um saudável aperitivo para saciar. Grande vantagem: muito pobres em hidratos de carbono e, por isso, não alteram a glicemia.
É essencial manter a hidratação, bebendo muita água, e evitar o consumo de gorduras, uma vez que estas provocam a resistência à insulina, provocando o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Tiago Jesus

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...