quant
Fique ligado

Edição 772

Cantinho da Saúde: Conserve bem os alimentos e evite doenças provocadas por bolores ou fungos

Todos os anos, são reportados na União Europeia, várias centenas de casos de contaminação por micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por certos bolores ou fungos.

Avatar

Publicado

em

Todos os anos, são reportados na União Europeia, várias centenas de casos de contaminação por micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por certos bolores ou fungos. À frente só as notificações relativas a microrganismos patogénicos (como Salmonella e Listeria). É, por isso, importante mantermos os alimentos em boas condições e respeitar o seu estado e tempo de consumo.
As micotoxinas podem surgir em cereais, especiarias, legumes, frutos secos ou leite e algumas são perigosas para o organismo e podem causar doenças. O bolor é um indício da sua presença, mas também é possível que o alimento contaminado não apresente sinais.
Segundo a DECO, a contaminação dos alimentos por bolores pode acontecer em qualquer fase do processo de produção. O solo, os insetos, o vento, a chuva, as máquinas de colheita e os animais roedores são possíveis fontes de contaminação.
Os alimentos contaminados podem chegar à cadeia alimentar de forma direta (por exemplo, através de frutos frescos ou secos, de legumes ou de carne, amendoins, leite, cereais e especiarias) ou indireta, pelos derivados de frutos (por exemplo, sumos), legumes e carne e ainda de farinhas, pão, cerveja, vinho, queijo, enchidos, entre outros.
Em casa, devemos ter alguns cuidados e não esquecer que a luz, o calor e a humidade são inimigas da boa conservação. A comida deve ser guardada em local fresco e seco ou de acordo com as indicações nos rótulos. Os alimentos suscetíveis de se estragarem no frigorífico, devem ser conservados numa boa arrumação, cobrindo-os para evitar contaminações.
A presença de bolores nos alimentos é um sinal de alerta, por isso, não coma nada que o apresente. Deitar a parte do pão que tem bolor no lixo e consumir a outra parte que não tem não é uma conduta segura, uma vez que o alimento pode já estar totalmente contaminado.
Por outro lado, se, em casa, detetar aromas desagradáveis, como por exemplo cheiro a mofo nas especiarias, rejeite os alimentos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...