quant
Fique ligado

Edição 736

Bial expande e instala serviços em Matosinhos

Publicado

em

Publicidade

A Bial, maior farmacêutica portuguesa, sedeada na Trofa, fez deslocalizar algumas das suas equipas da Trofa para o concelho de Matosinhos, para o Centro Empresarial da Lionesa onde alugou um espaço, com uma área de 650 metros quadrados”, adianta o Jornal de Negócios.
O Centro Empresarial Lionesa é a nova localização onde “estão agora as equipas da área de IT e de marketing” da Bial, num processo ainda não concluído e que envolve a deslocalização de “cerca de cinco dezenas de pessoas”.
“Paralelamente, a Bial tem em curso um projeto de expansão das suas instalações na Trofa, nomeadamente ao nível do edifício de escritórios, área industrial e logística”, adiantou. Sem detalhar o investimento previsto nem prazos de execução, garantiu que a próxima ampliação do complexo que dá corpo à sede da Bial “irá possibilitar acomodar as necessidades que existem hoje e para os próximos anos”.
A empresa farmacêutica investiu 330 mil euros na instalação de um sistema solar fotovoltaico que irá permitir a produção anual de aproximadamente 746.741kWh e uma redução de emissões de 351 toneladas de CO2 por ano (aproximadamente o equivalente à captação de CO2 por cerca de 2100 árvores).
José Redondo, Administrador da Área Financeira e Industrial, da farmacêutica salienta que “Este projeto traduz o compromisso, assumido já há vários anos, e a responsabilidade de BIAL em continuar a inovar na incorporação da sustentabilidade na gestão do negócio e das suas operações, bem como a ambição de proteger o Ambiente e contribuir para uma economia mais sustentável.”
BIAL é uma das empresas que aderiu, em 2019, à Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5 ºC – Our Only Future”, lançada pelo United Nations Global Compact que incentiva as empresas, a nível mundial, a criarem medidas concretas de combate às alterações climáticas, estabelecendo metas e objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa para que se alcancem as zero emissões líquidas até 2050 e se limite o aquecimento global a 1.5ºC até 2030.
Em 2001, BIAL foi a primeira empresa farmacêutica e da área da saúde em Portugal a obter a Certificação do Sistema de Gestão Ambiental.

Continuar a ler...

Edição 736

Rita Campos lidera Leo Club e Bruno Soares representa Europa no órgão consultivo do Lions Internacional

Publicado

em

Publicidade

Rita Campos foi eleita, no início deste mês, presidente do Leo Clube da Trofa para o ano leonístico que decorre. “Apostar em atividades como a Leo Talks”, com abordagem de “vários temas relacionados com o voluntariado e a atualidade”, é um dos objetivos do mandato atual. Estes eventos vão realizar-se em direto, nas redes sociais do clube, que também garantiu manter a atividade “Campanha do Saco”, para “ajudar as famílias referenciadas”.
Além disso, no próximo ano, vai receber a Conferência Nacional Leo, com o mote “Cresce a ser Leo. Voluntaria-te a servir”.
“Este é o momento mais importante do ano leonístico, pois é quando se analisa o trabalho realizado e se perspetiva as orientações futuras para o movimento nacional dos Leos de Portugal, onde os seus participantes se reúnem e debatem entre si quais as estratégias e ideias de serviço”, explicou o Leo Clube, em comunicado.

Também este mês, no dia 6, foi anunciado pelo conselho de diretores internacionais de Lions Clubs Internacional a nomeação do trofense Bruno Silva Soares, sócio do Leo Clube da Trofa, para um mandato de dois anos como membro do Leo Club Program Advisory Panel, representando assim a área constitucional 4, Europa, nas decisões internacionais da maior organização de serviços a nível mundial.
O Leo Club Program Advisory Panel funciona como um órgão consultivo de Lions Internacional, no qual são compartilhadas ideias, opiniões e sugestões para o movimento Leo, que significa “Liderança, experiência, oportunidade.”.
Esta nomeação é feita entre milhares de Leos, espalhados por mais de 150 países e de 7200 Leo Clubes, sendo Bruno Silva Soares o nomeado para este painel consultivo entre 2021 e 2023. Após 14 anos de serviço enquanto Leo, em que presidiu à estrutura da Trofa e ao Distrito Múltiplo Leo 115, International Liaison Officer e, mais recentemente, ao Leo Europa Fórum 2019, esta nomeação de Bruno Soares “acaba por representar a experiência adquirida e a oportunidade de mostrar que o movimento Leo é melhor plano para mudar o mundo e servir o próximo”, sublinhou o Leo Club da Trofa.

Continuar a ler...

Edição 736

Morte trágica do Dr. António Maia (II)

Publicado

em

Publicidade

Atendendo ao pedido de vários leitores para continuar a acompanhar esta história, sobretudo para tentar explicar e trazer um pouco mais de clareza a um dos mistérios da história contemporânea, a crónica desta semana vai continuar a abordar este tema.
Na senda das dúvidas sobre o crime e o seu autor, a imprensa local de Vila do Conde irá explicar que os avanços do processo e da investigação se centrava, sobretudo, em perceber se o homicídio tinha resultado de um ataque violento ou se tinha sido um acidente, com a primeira teoria a ganhar cada vez mais força nos tribunais e a segunda a ser cada vez mais remota, colocando-se a hipótese que se o crime iria ser julgado com tribunal de jurados ou no habitual processo do coletivo de juízes.
Os atos de respeito pela vítima eram contínuos, com várias missas a serem celebradas em memória do falecido, mesmo depois de várias semanas terem passado daqueles acontecimentos nefastos.
As notícias iam desaparecer da imprensa até, praticamente, ao final de agosto de 1907, em que se anunciava que iria ocorrer o julgamento no dia 26 e que iria ser julgado em tribunal de júri, conforme tinha sido sugerido no passado, e eis que o julgamento iria ocorrer com especiais medidas de segurança, com a requisição de uma força policial para escoltar o preso até às instalações judiciais.
Seria um pouco como na atualidade, naqueles julgamentos mediáticos, em que se vê um mar de jornalistas, carrinhas celulares, elementos das forças policiais em tudo que é esquina e à paisana, em suma, as coisas mudaram pouco desde o passado até à atualidade…
A surpresa iria acontecer, anunciava o jornal “O Ave”, no dia 31 de agosto, que não se conseguiu fazer prova que o acusado tivesse cometido o crime, quer de forma involuntária como premeditação, acabando, portanto, por ser posto em liberdade e como escreve o repórter: “Mando em Paz”.
Depois de um ataque violento na imprensa, depois de ser uma bandeira para a justiça popular eis que o principal arguido é enviado para casa e assim o bougadense regressava a sua casa.
Um final de julgamento ao estilo de Hollywood, com pedradas a voar em direção ao antigo arguido, seis militares a escoltá-lo e para serenar a chuva de pedras são obrigados a disparar vários tiros para o ar, um verdadeiro faroeste em Vila do Conde, com muitos populares a tentarem fazer justiça pelas próprias mãos.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...