quant
Fique ligado

Ano 2011

Autarquia financia nova viatura dos Bombeiros

Avatar

Publicado

em

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa completou 35 anos de vida. Apesar da festa muitos foram os bombeiros que à hora das comemorações combatiam incêndios. Câmara anunciou a comparticipação da nova viatura para a corporação.

O anúncio foi feito em dia de aniversário. A Câmara Municipal da Trofa vai comparticipar a nova viatura de combate a fogos florestais que os Bombeiros Voluntários da Trofa candidataram a fundos comunitários, através do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional. A candidatura prevê que 70 por cento do valor da viatura seja financiada, enquanto os restantes 30 por cento teriam de ser da responsabilidade dos Bombeirosda Trofa. Mas, porque em dia de aniversário se recebem presentes, os soldados da paz ouviram da boca de Joana Lima, presidente da autarquia, a garantia de que vai assumir o pagamento dos restantes 30 por cento do financiamento. Joana Lima reconheceu o “excelente trabalho levado a cabo pela Associação Humanitária”, realçando o trabalho de “mulheres e homens bombeiros que todos os dias deixam a sua vida, a sua família para partir em auxílio dos outros e sem pedir nada em troca”. A autarca garante que a comparticipação da viatura de combate a fogos florestais por parte da Câmara“ é pouco para aquilo que eles precisam e merecem. Esta decisão é o reconhecimento pelo trabalho que têm desenvolvido ao longo dos 35 anos de história”. Mas os presentes não se ficaram por aqui.

Na festa de aniversário foi benzida a nova viatura de transporte de doentes, a nova central de comunicações e os novos equipamentos de proteção individual de combate aos fogos. João Goulart, comandante dos Bombeiros da Trofa, mostrou-se satisfeito com os equipamentos que a corporação recebeu e com o anúncio da comparticipação da Câmara Municipal para a compra da nova viatura de combate aos fogos florestais. No entanto o comandante não deixou de criticar as medidas anunciadas pelo Governo da perda de isenção da taxa moderadora para o bombeiro voluntário. “Não podemos estar a apostar naquilo que é fácil que é comprar material e pouco ou nada fazer para incentivar os recursos humanos. Este corpo de bombeiros é essencialmente voluntário e por isso à noite e ao fim de semana, maioritariamente os serviços são prestados por voluntários. Isto significa que podemos ter muitos veículos mas se não tivermos os bombeiros motivados para o combate, de nada adianta e leva-nos a questionar um novo paradigma para aproteção civil e o socorro e até a continuidade dos voluntários”.

Mas em época de crise não são só os voluntários que começam a escassear. Pedro Ortiga, presidente da Associação Humanitária considera importante o anúncio da autarquia mas não esconde que também na hora de pedir já são muito menos as mãos solidárias. Ao contrário do que acontecia há muitos anos atrás quando apenas um só benemérito oferecia uma viatura, neste momento “essa realidade já não acontece”. “Esta ambulância que hoje apresentamos, apesar de termos recebido o apoio de alguns beneméritos, o montante angariado não chega para a pagar. Temos consciência das dificuldades e não conseguimos angariar fundos com a mesma facilidade com que o fazíamos há algum tempo atrás”.

O presidente não deixou de lamentar que “muitas vezes os bombeiros só sejam lembrados quando são precisos e que não sejam apoiados quando precisam”. O responsável adiantou ainda a possibilidade de uma candidatura a nível metropolitano para “dotar as instalações do quartel com acessibilidade a todos os cidadãos” adiantando que o rés-do-chão do quartel da corporação é agora acessível a todos os cidadãos, tendo sofrido algumas obras bem como no seu exterior, com a construção de uma rampa de acesso, efetuada pela Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Medalhas para reconhecer o trabalho dos voluntários


No dia em que se assinalava o Dia Municipal do Bombeiro neste que é o ano Europeu do Voluntariado, bombeiros e dirigentes receberam as medalhas de reconhecimento pelo serviço prestado à Associação Humanitária e à comunidade trofense. Em dia de aniversário muitos dos galardoados que deveriam receber as distinções estavam a combater os fogos florestais que nos últimos dias têm deflagrado em vários pontos do concelho.

 

HOMENAGEADOS

MEDALHA DA  LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

Publicidade

25 ANOS – GRAU OURO – MEDALHA DE DEDICAÇÃO

JOSE MARIA DA SILVA GOMES  

   

Medalhas de Assiduidade  

   

20 ANOS – GRAU OURO  

   

PEDRO MIGUEL RIBEIRO ORTIGA, DR – Presidente da Direção  

   

20 ANOS –GRAU OURO  

Publicidade

 

MIGUEL VELOSO CORREIA                 – SUBCHEFE

EDUARDO MACHADO GOUVEIA          – BOMBEIRO 1ª

FELIX DE SOUSA GOMES                   – BOMBEIRO 2ª

15 ANOS – GRAU OURO

ANDRE DA SILVA FERREIRA               – BOMBEIRO 3ª

FERNANDO MANUEL SANTOS SILVA  – BOMBEIRO 2ª

MARIA CONCEIÇAO SILVA MARQUES – BOMBEIRO 2ª

JOAO MIGUEL COSTA MAIA                – BOMBEIRO 3ª

Publicidade

10 ANOS – GRAU PRATA

ALBERTO CARLOS SILVA OLIVEIRA    – BOMBEIRO 3ª

IGOR RICARDO COSTA MOREIRA       – BOMBEIRO 3ª

RUI MANUEL COSTA FERREIRA          – BOMBEIRO 3ª

5 ANOS – GRAU COBRE

SIMAO CARLOS DE CASTRO REIS      – BOMBEIRO 3ª

DIANA RAQUEL DA SILVA MOREIRA   – BOMBEIRO 3ª

NUNO RICARDO MOREIRA MAIA         – BOMBEIRO ESTAGIARIO

Publicidade

ANA ISABEL TORRES MAIA                – BOMBEIRO 3ª

HUGO MIGUEL A. MOREIRA SOUSA   – BOMBEIRO ESTAGIARIO

TIAGO SIMAO PAIVA OLIVEIRA           – BOMBEIRO ESTAGIARIO

JOANA DANIELA COSTA CRUZ            – BOMBEIRO ESTAGIARIO

CARLA FILIPA SIMAOZINHO BARROSO- BOMBEIRO ESTAGIARIO

JOAO PAULO SILVA ABREU                – BOMBEIRO 3ª

SERGIO MIGUEL CARNEIRO OLIVEIRA – BOMBEIRO 3ª

ANA CATARINA COSTA MOREIRA       – BOMBEIRO ESTAGIARIO

RICARDO ANTONIO PEREIRA COSTA  – BOMBEIRO ESTAGIARIOI

ANA CRISTINA MENDES PEREIRA      – OFICIAL BOMBEIRO

Publicidade

 

MEDALHAS DA CAMARA MUNICIPAL DA TROFA

 

MEDALHAS DE MERITO E DEDICAÇÃO

15 ANOS – GRAU BRONZE

ANDRE DA SILVA FERREIRA

FERNANDO MANUEL SANTOS SILVA

JOAO MIGUEL DA COSTA MAIA

MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA MARQUESA

Publicidade

25 ANOS  – GRAU PRATA –

JOSE MARIA DA SILVA GOMES

30 ANOS

EDUARDO ANTONIO DA COSTA CRUZ

 

MEDALHAS DA A.H.B.V. TROFA

 

Publicidade

10 ANOS – EMBLEMA DE OURO

ALBERTO CARLOS SILVA OLIVEIRA

IGOR RICARDO COSTA MOREIRA

RUI MANUEL COSTA FERREIRA

20 ANOS – MEDALHA DE PRATA

EDUARDO MACHADO DIAS GOUVEIA

FELIX DE SOUSA GOMES

MIGUEL VELOSO CORREIA

PEDRO MIGUEL RIBEIRO ORTIGA, DR – PRESIDENTE DIREÇÃO

Publicidade

25 ANOS – SALVA DE PRATA

JOSE MARIA DA SILVA GOMES

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...