Ano 2007
Autarquia apresentou Prémio de Boas Práticas
O prémio de Boas Praticas no Sector Publico, atribuído à Câmara Municipal da Trofa, no âmbito do trabalho desenvolvido na Loja Social foi apresentado à comunicação social e às instituições parceiras da autarquia. Bernardino Vasconcelos diz-se "orgulhoso e honrado" por ver este trabalho reconhecido a nível nacional.
O autarca falava na conferencia de imprensa convocada para apresentar o premio e para explicar o âmbito da atribuição desta distinção pela Delloite em parceria com o Diário Económico, a Sic, o INA e a FLAD.
A Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido na Loja Social, atribuída ao município no âmbito da iniciativa prémio 
Este prémio visa divulgar iniciativas de relevo no Sector Público (administrativo, empresarial, organismos de ensino e sector da saúde), que sirvam de exemplo para os diversos organismos cujas ideias possam ser reaproveitadas.
Vasconcelos acrescentou ainda que "este prémio representa de facto uma cooperação e uma partilha de responsabilidades de vivências, entre aquilo que é a instituição pública e aquelas que são particulares, a Cruz Vermelha, a Misericórdia, o ASAS e também a segurança social numa simbiose interessante no sentido de dar melhores respostas aos cidadãos".
O eil relembrou que "ao longo dos anos, temos tentado fazer uma política nunca isoladamente, porque ninguém fez nada na vida sozinho…fizemos em relação à nossa comunidade nova com 9 anos em que procuramos a nossa identidade, temos procurado um conjunto de projectos, atitudes que ajudem a criar e a desenvolver a nossa identidade e este prémio vem satisfazer a vossa auto-estima", frisou.
Já Jaime Moreira, vereador responsável pelo pelouro da Acção Social, que gere esta valência, considerou a Loja Social da Trofa como " um projecto pioneiro, integrado, para os munícipes. A Câmara decidiu candidatar este projecto ao Prémio das Boas Práticas no sector público, e este premio foi contemplado porque entenderam que é um serviço virado para as pessoas, que faz com que os munícipes tenham os seus problemas sociais de uma forma estruturada.
Moreira relembrou que "dos 78 candidatos nesta categoria apenas a Camara da Trofa e a a PSP de Lisboa, foram galardoadas com uma menção honrosa. Estamos todos de parabéns, não só a Câmara, mas todos os parceiros que se associaram desde o início".
A loja social em números
Aberta há cerca de um ano a Loja Social da trofa surgiu como um projecto pioneiro a nível nacional e conta com um numero médio de visitas/mês de 700 pessoas. Problemas de habitação, desemprego, pobreza são apenas algumas das situações com as quais os técnicos da autarquia e das instituições de solidariedade social do concelho se deparam diariamente.



