Ano 2008
Assembleia de Santiago discute prioridades nas obras
Sobre as obras que a Junta de Freguesia leva a cabo, o edil voltou a responder, tendo em conta o que determinou como prioridades. Assim, "enquanto for presidente da Junta de Freguesia" o critério de gastos dos dinheiros públicos passará por "ruas que façam ligações entre locais, ruas onde existam mais habitantes e, por último, ruas com menos pessoas".

O presidente da Junta voltou a responder, tendo em conta o que determinou como prioridades. Assim, "enquanto for presidente da Junta de Freguesia" o critério de gastos dos dinheiros públicos passará por "ruas que façam ligações entre locais, ruas onde existam mais habitantes e, por último, ruas com menos pessoas".
O edil aproveitou o assunto para apelar aos moradores que "tenham uma rua em segundo plano", para contribuírem com um patrocínio à freguesia, dando uma quantia de dinheiro para incentivar as obras.
António Azevedo considerou desajustada a reivindicação do socialista, por se tratar de intervenções a entradas de habitações particulares e sublinhou a actividade do executivo nesta área que de "30 ruas de terra batida conseguiu diminuir para apenas sete ou oito".
Margarida Moreira, eleita do CDS, interveio para louvar o executivo bougadense pelas duas candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) para o Centro de Apoio Social de Santiago de Bougado que beneficiou o infantário da Lagoa, da qual faz parte da direcção. Com esta candidatura poderá ser possível construir uma creche com seis salas. Margarida enalteceu ainda a iniciativa da empresa Termo Ave, que por cada ar condicionado abatido, planta uma árvore no concelho. A empresa começou por plantar seis oliveiras no Souto de Bairros, motivo de satisfação para a centrista, que sublinhou a importância de "manter viva a zona verde da freguesia".
António Azevedo sublinhou, no período da ordem do dia, a candidatura ao Programa de Estágio para a Administração local e que "apesar do trabalho em realizar os projectos chegou a bom porto com a aquisição de dois arquitectos estagiários que vão começar o seu estágio, todo patrocinado por fundo social europeu", referiu.
A parceria com a Termo Ave para a plantação de árvores foi também enunciada pelo presidente da Junta, pela importância de requalificar o Souto de Bairros, local onde o executivo pretende implementar "vários equipamentos desportivos, de ginásio, um campo de ténis, voleibol e de outro e futebol de sete", anunciou o edil.
O Atlético Clube Bougadense também mereceu uma palavra de António Azevedo, que afirmou que "foi boa a conquista da manutenção, pois caso contrário a descida prejudicaria o investimento avultado, na ordem dos 350 mil euros, da parte da Junta de Freguesia".
Das obras concluídas ou em conclusão anunciadas pelo edil, como a pavimentação da rua António Moreira da Costa, rua Atlético Clube Bougadense, rua Blandino Sampaio, avenida da Trofa Velha e o arranjo urbanístico da capela de Santa Luzia, Jerónimo Torres referiu que "faltam ainda muitas mais, mas é como se diz, temos que trabalhar com aquilo que temos".
Nesta assembleia foi ainda aprovada a possibilidade da Junta de Freguesia permutar, vender e compra de terrenos para o centro cívico de Santiago de Bougado e ainda a autorização para acomodar por 100 anos o terreno para que seja possível a candidatura da Instituição Particular de Solidariedade Social. O projecto deste centro cívico, que congregará vários equipamentos sociais, segundo o presidente da Junta, será apresentado em Setembro.


