quant
Fique ligado

Ano 2006

ASCOR já tem paredes e tecto

Avatar

Publicado

em

ASCOR.jpg

 

 

 

 

 

A ASCOR – Associação de Solidariedade Social do Coronado, conta apenas com três anos de idade mas, em termos de trabalho já desenvolvido, causa inveja a muitas outras associações.

A funcionar apenas com um Centro de dia, instalado numa loja, bem no centro de S.Romão,a ASCOR começou já a dar corpo a uma aspiração antiga…construir na Quinta de S.Romão uma sede própria.

O NT foi acompanhar o andamento das obras e durante a entrevista a Guilherme Ramos, presidente da Direcção da Associação, ficou a saber alguns dos projectos da instituição.

A ASCOR foi constituída para procurar “dar resposta ás questões sociais mais delicadas que se vão sentindo cada vez em maior número, na área sul do concelho da Trofa. Como a solidariedade não se publicita, mas fundamentalmente pratica-se, logo após o nascimento da Instituição, o passo seguinte foi procurar meios materiais e humanos para ir de encontro a questões essenciais, a necessidades elementares de algumas famílias e apesar dos escassos meios, contribuir para a resolução de alguns problemas que se nos colocam a todo o momento” assegurou Guilherme Ramos.

Publicidade

Algumas das actividades que a ASCOR tem desenvolvido passam pela promoção de campanhasde criação de voluntariado e angariação de associados, essenciais para participar na concretização dos projectos que idealizamos mas acima de tudo para garantir o funcionamento futuro. Nesta data podemos já contar com mais de quinhentos associados, sendo nosso propósito continuar este trabalho de abrangência e empenhamento da população desta área, sensibilizando as pessoas para a acção social, cada vez mais importante para melhorar a condição de vida dos que menos têm”.

A ideia da sede própria da ASCOR, que na realidade será um Centro de Dia construído de raiz, foi desde a primeira hora o grande anseio de todos que se envolveram na criação da instituição, “porque só dessa forma será possível garantir um conjunto de serviços que satisfaçam e correspondam ás necessidades de todos aqueles que precisam que lhes sirvam a refeição, que se lhes trate da higiene, que se lhes preste assistência ao longo do dia, que se lhes forneçam alguns alimentos como complemento ao seu sustento diário”, frisou o presidente.

Com uma uma área coberta de 700 metros quadrados e a possibilidade de acolher aproximadamente cinquenta utentes, esta obra está orçada em cerca de 500.000,00 €,”acrescendo a este valor os custos de montagem de todo o equipamento necessário ao normal funcionamento” assegurou o responsável, consciente da responsabilidade que uma obra como esta acarreta.

“Quando foi tomada a decisão de avançar com a construção desta obra, procuramos colher a opinião da Autarquia, da Segurança Social e de alguns empresários, já que sem alguns destes apoios necessariamente assegurados seria quase inviável a concretização da mesma. Em face desses contactos, foi possível assegurar um apoio significativo da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia recebemos o terreno, de alguns empresários o compromisso de ajudas importantes, da Segurança Social por agora apenas a sensibilidade para a necessidade da criação deste tipo de equipamento, acreditando que a qualquer momento se venham a estabelecer acordos de colaboração no que se refere á montagem e funcionamento futuro”.

Quanto ao novo edifício, Guilherme Ramos relembra que “foi em Outubro de 2005 que esta obra de construção arrancou, e hoje está concluída a empreitada de pedreiro, estando já a decorrer a empreitada de canalizador e electricista, sendo para muito breve o início da empreitada de trolha”, assegurou.

Este ambicioso projecto terá um final tanto mais rápido, quanto maior for a sensibilidade da população, dos empresários, de todos aqueles que reconhecem a existência de dificuldades e a premência na criação de respostas deste âmbito. No entanto “um dever dos responsáveis pela ASCOR, é afirmarem publicamente o grande envolvimento de muitas centenas de famílias, de muitos empresários e das entidades com responsabilidades ao nível local e concelhio, que estamos certos continuarão a contribuir para a conclusão deste projecto que em muito contribuirá para uma melhor qualidade de vida de muitos daqueles que mais sentem essa necessidade”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...