quant
Fique ligado

Trofa

ASAE faz mega-apreensão de artigos contrafeitos em buscas que passaram na Trofa

O valor total dos bens apreendidos perfaz o total de 555 mil e 243 euros.

Avatar

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, iniciou, em junho deste ano, uma investigação pela prática de alegados crimes de Contrafação (fabrico), Venda de Artigos Contrafeitos, Fraude sobre Mercadorias e Branqueamento de Capitais.

A investigação levou ao cumprimento de mandados de buscas a 6 residências, a 9 fábricas e armazéns, tendo ainda sido realizadas pesquisas digitais a 9 equipamentos informáticos. As operações decorreram nos concelhos de Esposende, Guimarães, Trofa, Barcelos e Fafe.

No decurso das buscas, presididas pelo Juiz de Instrução Criminal, foram apreendidos 324 mil artigos contrafeitos (sobretudo vestuário e acessórios têxteis), 4 toneladas de tecido utilizados no fabrico, 19 máquinas industriais e 7 dispositivos eletrónicos.

O principal suspeito dedicar-se-ia à produção e venda de vestuário de marcas falsificadas, recorrendo a várias fábricas para a produção, acabamento e embalamento das peças. A etiquetagem apresentava um preço de venda idêntico aos artigos genuínos, o que é suscetível de facilitar a sua entrada no circuito comercial e a possível indução do consumidor em erro quanto à autenticidade dos produtos.

Foram apreendidas (por suspeita de serem proveitos da prática do crime) 14 peças de ouro, 1 relógio Breitling no valor de 16 mil euros, 2 automóveis (das marcas BMW e Mercedes), 1 motociclo BMW de alta cilindrada e cerca de 77 mil euros em numerário. Numa das fábricas, objeto de busca, local onde foram encontrados vários volumes de mercadoria contrafeita, foi também apreendida 1 viatura de transporte de mercadorias.

Por suspeitas de crime de posse ilegal de arma, procedeu-se à apreensão de 2 caçadeiras, 16 cartuchos, 1 arma de fogo (pistola) de calibre 6.35 mm, 6 munições e 2 sabres.

O valor total dos bens apreendidos perfaz o total de 555 mil e 243 euros.

No rescaldo desta operação, há a registar a constituição como arguidos de 10 pessoas singulares, com sujeição a termo de identidade e residência, e 1 pessoa coletiva. Por fim, regista-se ainda a abertura de 2 processos de contraordenação por funcionamento de unidade fabril ilegal.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...