quant
Fique ligado

jonati

Trofa

ASAE faz mega-apreensão de artigos contrafeitos em buscas que passaram na Trofa

O valor total dos bens apreendidos perfaz o total de 555 mil e 243 euros.

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, iniciou, em junho deste ano, uma investigação pela prática de alegados crimes de Contrafação (fabrico), Venda de Artigos Contrafeitos, Fraude sobre Mercadorias e Branqueamento de Capitais.

A investigação levou ao cumprimento de mandados de buscas a 6 residências, a 9 fábricas e armazéns, tendo ainda sido realizadas pesquisas digitais a 9 equipamentos informáticos. As operações decorreram nos concelhos de Esposende, Guimarães, Trofa, Barcelos e Fafe.

No decurso das buscas, presididas pelo Juiz de Instrução Criminal, foram apreendidos 324 mil artigos contrafeitos (sobretudo vestuário e acessórios têxteis), 4 toneladas de tecido utilizados no fabrico, 19 máquinas industriais e 7 dispositivos eletrónicos.

O principal suspeito dedicar-se-ia à produção e venda de vestuário de marcas falsificadas, recorrendo a várias fábricas para a produção, acabamento e embalamento das peças. A etiquetagem apresentava um preço de venda idêntico aos artigos genuínos, o que é suscetível de facilitar a sua entrada no circuito comercial e a possível indução do consumidor em erro quanto à autenticidade dos produtos.

Foram apreendidas (por suspeita de serem proveitos da prática do crime) 14 peças de ouro, 1 relógio Breitling no valor de 16 mil euros, 2 automóveis (das marcas BMW e Mercedes), 1 motociclo BMW de alta cilindrada e cerca de 77 mil euros em numerário. Numa das fábricas, objeto de busca, local onde foram encontrados vários volumes de mercadoria contrafeita, foi também apreendida 1 viatura de transporte de mercadorias.

Por suspeitas de crime de posse ilegal de arma, procedeu-se à apreensão de 2 caçadeiras, 16 cartuchos, 1 arma de fogo (pistola) de calibre 6.35 mm, 6 munições e 2 sabres.

O valor total dos bens apreendidos perfaz o total de 555 mil e 243 euros.

No rescaldo desta operação, há a registar a constituição como arguidos de 10 pessoas singulares, com sujeição a termo de identidade e residência, e 1 pessoa coletiva. Por fim, regista-se ainda a abertura de 2 processos de contraordenação por funcionamento de unidade fabril ilegal.

Publicidade
Continuar a ler...

Trofa

GNR apreende 320 mil cigarros na Trofa

O valor do tabaco apreendido ascende aos 70 000 euros

Publicado

em

Mais de 320 mil cigarros que se destinavam a ser introduzidos no mercado de forma fraudulenta, prejudicando o Estado em 54 mil euros por falta de pagamento de impostos, foram apreendidos  na Trofa, anunciou a GNR

Na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária, na Autoestrada n.º 3 (A3), foi fiscalizada uma viatura ligeira de mercadorias que no seu interior transportava diversas caixas contendo tabaco manufaturado, sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC).

O valor do tabaco apreendido ascende aos 70 000 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) num valor de 54 000 euros.

No decorrer da ação policial foi detido o condutor da viatura, um homem de 21 anos, que será presente hoje, dia 7 de fevereiro, no Tribunal Judicial de Santo Tirso.

A ação foi desenvolvida pela Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através do 2.º Destacamento de Ação Conjunto (DAC) do Porto.

Durante a ação foi, ainda, apreendido um bastão extensível (arma proibida) que se encontrava na posse do condutor.

Continuar a ler...

Trofa

Capacitação Empresarial: Pessoas, equipas e competências para a inovação e sustentabilidade empresarial

Os interessados podem se inscrever se neste link: http://bit.ly/3wWbg6q .

Publicado

em

A AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave -, proporciona, na próxima quinta-feira dia 10 de fevereiro, das 09h00 às 13h00, uma segunda sessão de Capacidade Empresarial, na qual tem como tema “Pessoas, equipas e competências para a inovação e sustentabilidade empresarial”.

Os interessados podem se inscrever se neste link: http://bit.ly/3wWbg6q .

Texto Barbara Pereira

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);