Ano 2009
As Eleições Legislativas e a Coligação PSD/PS
O tema é recorrente. Sempre que o País atravessa situações de crise profunda e não se prevê estabilidade política fala-se e discute-se a necessidade e a viabilidade de uma aliança governativa protagonizada pelos dois maiores partidos do espectro político – PSD e PS.
Nos últimos dias a discussão em torno do tema tem aumentado. Ora vemos personalidades do PS a dissertar sobre o assunto, ora assiste-se dirigentes do PSD a emitir opinião. Nem todas as posições partidárias internas são consonantes. As diversas personalidades que indicam a coligação governativa entre os dois maiores partidos da democracia portuguesa invocam a necessidade de Portugal ter estabilidade política perante a crise dramática que assola todo o mundo. Por outro lado, os que se opõem clamam pela diferença de projectos políticos que os dois partidos apresentam ao País.
Uma coisa é certa, todos admitem como cenário a ausência de maioria absoluta de qualquer partido saída das próximas eleições legislativas, algures no mês de Setembro.
Outro facto inquestionável é a necessidade de Portugal ter estabilidade política para poder enfrentar a crise. Eu diria mais, é necessário que o País tenha políticas estáveis em vários domínios – Educação, Saúde, Justiça, Agricultura, Energia e Obras Públicas – para, de uma vez por todas, poder aspirar ao seu desenvolvimento sustentado e aproximar-se dos países do pelotão da frente da Europa.
Num País tão pequeno, não é possível obter vantagens competitivas se não existir uma concertação de políticas sectoriais nesses domínios entre os dois maiores partidos (pelo menos!) que exercem a alternância de poder. Portugal não consegue singrar continuando no Zig-Zag de políticas nas áreas atrás mencionadas.
Por isso, e para mim, é mais importante falar da estabilidade de políticas nas áreas da Educação, Saúde, Justiça, Agricultura, Energia e Obras Públicas do que em alianças de governação, sejam elas quais forem!
Tiago Vasconcelos
Ano 2009
“Crescer em Família” com a ASAS


“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
Ano 2009
Santo Tirso debate reconversão urbana


Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa6 dias atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa4 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa2 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa3 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região1 semana atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos6 dias atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto