quant
Fique ligado

Ano 2006

As Aldeias da nossa terra!

Avatar

Publicado

em

Começo por clarificar que escrevo sobre as aldeias de S. Martinho de Bougado. Melhor ainda, escrevo sobre duas das aldeias desta freguesia e mais tarde falarei das restantes.

Pretendo com este texto alertar para algumas situações existentes em alguns lugares da freguesia mais populosa do nosso concelho, esperando fazer justiça com a população e simultaneamente denunciar o incumprimento de promessas dos sucessivos autarcas.

A aldeia de Paradela tem a particularidade de possuir, há várias décadas, uma rede de distribuição de água construída, mantida e administrada pela população.

Recorrendo à madeira do Monte dos Pobres e ao contributo da população foram feitos furos para captação de água e construída uma rede que a distribuía pela população. Tudo isto muito antes da distribuição de água na zona central da cidade.

Jaime TogaApesar das dificuldades, há sempre meia dúzia de moradores que assumem a “Comissão da Água” e garantem o conserto das roturas que vão surgindo na canalização, recebem a água casa a casa e prestam contas aos restantes moradores todos os anos.

Mesmo enfrentado dificuldades, em Paradela há água ao domicílio e a um preço muito mais baixo do que o que será praticado no futuro.

Perante esta realidade uma dúvida legitima se coloca. Não deverá a população de Paradela ser beneficiada pelo facto de ao longo de muitos e muitos anos se ter substituído à Câmara e ter garantido uma rede própria de distribuição de água?

Não será justo considerar-se uma redução do preço de ligação à rede de distribuição de água actualmente em construção em Paradela, como forma de premiar esta população que não baixou os braços e fez o que a Câmara e a Junta não fizeram e deveria ter feito?

O Monte dos Pobres, ao qual agora chamam Monte de Paradela, é outro dos exemplos da forma como se comporta a população desta aldeia.

Na aldeia da Abelheira, desde muito novo, que me habituei a frequentar a Louseira. Hoje aquele é um espaço entregue a uma Associação e como tal vedado.

Publicidade

Não questiono a justeza da entrega daquele espaço a uma Associação, apenas me parece que mais de cinco anos após a decisão da Assembleia de Freguesia algo mais deveria estar feito.

Será que aquela Associação tem já um projecto definido e aprovado para aquele local? Será que a Câmara e a Junta têm apoiado devidamente aquele projecto?

Para bem da Abelheira e do concelho espero que brevemente haja naquele local um equipamento com a dignidade que a população merece.

Na mesma aldeia, nas proximidades da Louseira, segundo moradores havia um caminho público que foi bloqueado em função de várias deposições de entulho.

O anterior presidente de Junta foi alertado em Janeiro de 2004. Mais tarde, os mesmos moradores alertaram o actual presidente de Junta, no entanto o problema mantém-se e o caminho público continua cheio de entulho. Até quando?

A realidade da freguesia e do concelho justifica que volte a escrever sobre outros lugares da nossa terra… até lá esperemos que se faça justiça e se corrijam os problemas!

Jaime Toga

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...