quant
Fique ligado

Edição 442

APVC apresenta projeto através de caminhada

Publicado

em

 

A APVC – Associação para a Protecção do Vale do Coronado, está a preparar uma caminhada, denominada por Rota da Água, para o dia 20 de outubro. Apesar de “grátis”, a inscrição é “obrigatória”. 

As bombas de picota são “manuais” e foram utilizadas “até há cerca de 60 anos”, para “retirar água dos poços para fins domésticos ou de regadio de pequenas parcelas de terreno”. A água era transportada através de “um tubo construído num tronco de pinheiro perfurado e elevada para a superfície por um mecanismo do tipo válvula, acionado através de um eixo por uma alavanca”.

Desde maio de 2013, a APVC tem em marcha o “projeto de Identificação do Património da Água do Vale do Coronado, em S. Mamede e S. Romão do Coronado”, com os objetivos de “identificar”, “recordar usos e costumes de outrora” e “sensibilizar proprietários e entidades públicas”, como a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, para a “urgente necessidade de restaurar e recuperar estruturas completamente abandonadas, deterioradas, entregues ao lixo e à indesejada vegetação de silvas e afins”, como “poça, tanque, lavadouro, cata-vento, moinho, picota”, entre outros.

Com o intuito de “apresentar e promover” o projeto, a APVC vai realizar uma caminhada, denominada Rota da Água”, na manhã do dia 20 de outubro, domingo, para “dar a conhecer alguns dos sistemas de contenção e distribuição de água existentes no Vale do Coronado, por entre campos agrícolas, atualmente, parcelas sob a lufa-lufa da ensilagem do milho, das vindimas e já das primeiras sementeiras outono-invernais”.

A Rota da Água, que tem como ponto de partida e chegada o largo da Igreja Matriz de S. Romão do Coronado, tem início pelas 9 horas, estando previsto terminar pelas 12.30 horas. Apesar de “grátis”, a inscrição é “obrigatória”, devendo indicar o “nome, localidade, e-mail e número de telemóvel”, para o e-mail valedocoronado@gmail.com ou através do número 917 040 207. No dia, o secretariado abre pelas 8.30 horas.

A associação aconselha o uso de “calçado apropriado (botas), roupa leve, lanche e, caso chova, impermeável”, podendo levar “máquina fotográfica/vídeo, binóculos, vara de caminhante e ainda boa disposição”.

Para quem utilizar o comboio (Linha do Minho, Porto-Braga), a organização assegura “boleia da Estação da CP de S. Romão até ao ponto de encontro”, devendo, quem assim o desejar, mencionar aquando da prévia inscrição.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 442

Eleitos autárquicos vão ser empossados

Publicado

em

Por

sergio-humberto-63

 sergio-humberto-63

Depois das eleições autárquicas no dia 29 de setembro, os eleitos para as juntas e assembleias de freguesia, Câmara e Assembleia Municipal já estão a preparar-se para assumir as suas funções.

No dia 17 de outubro, quinta-feira, Carlos Martins (Independentes pelo Muro) vai ser empossado para assumir funções de presidente de Junta de Freguesia do Muro. Já pelas 21.30 horas, Adelino Maia (PSD/CDS-PP) toma posse como presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, na sede em Alvarelhos.

No dia seguinte, toma posse como presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santiago e S. Martinho de Bougado, pelas 21 horas, Luís Paulo (PSD/CDS-PP), na sede em S. Martinho de Bougado. Há mesma hora, José Ferreira (PS) assume funções de presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de S. Romão e S. Mamede do Coronado. Ainda no mesmo dia, Feliciano Castro (PSD/CDS-PP) toma posse como presidente da Junta de Freguesia de Covelas.

Já Sérgio Humberto (PSD/CDS-PP) vai ser empossado para assumir funções de presidente da Câmara Municipal da Trofa no dia 21 de outubro (segunda-feira), pelas 21.30 horas, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Continuar a ler...

Edição 442

Jogadores benjamins procuram-se para o FC S. Romão

Publicado

em

Por

O FC S. Romão está a captar jogadores para a equipa de benjamins, em futsal. Objetivo do projeto é “promover o gosto pela atividade física e proporcionar melhor desenvolvimento moto e competências de integração”.

Tens entre sete e dez anos e gostavas de praticar futsal, participando no campeonato distrital de benjamins? Então, podes integrar os treinos de captação que o Futebol Clube S. Romão está a preparar para formar uma equipa e dar vida à academia de futsal. Os treinos realizam-se às terças e sextas-feiras, entre as 20.30 e as 21.30 horas, no pavilhão desportivo da EB 2/3 de S. Romão do Coronado. Se gostares, podes inscrever-te e fazer parte do novo projeto que nasceu há um ano com o intuito de “proporcionar aos atletas uma nova experiência, dado que a modalidade ainda não se encontra tão divulgada quanto o futebol”, revelou o treinador, Ricardo Pereira.

Apesar de não ter sido tarefa fácil, valeu a “motivação” de “construir um projeto” onde “havia espaço para crescer”. “É um projeto aliciante, preocupamo-nos que os atletas ganhem cada vez mais gosto pela atividade física e queremos proporcionar-lhes um melhor desenvolvimento motor e das competências de integração”, acrescentou.

Ricardo Pereira revelou que “tudo é novo para os novos atletas” que já integram a equipa. Pela frente, os jogadores terão um nível de competição “bastante rigoroso e exigente”, mas não desanimam, mostrando “muita vontade de aprender treino após treino”.

“Ainda é muito cedo para definir objetivos, ainda estamos numa fase de construção, mas acima de tudo, com derrotas, vitórias, tristezas e alegrias todos crescemos, tanto como treinadores como atletas”, concluiu.

Para qualquer dúvida também pode contactar o treinador (934 875 589), Rui (916 182 500) ou Celeste (912 989 887).

Publicidade
Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);