Ano 2010
Aprender a utilizar a energia para poupar o ambiente e a carteira
Apagar as luzes, desligar os equipamentos quando não são necessários e evitar abrir a porta do frigorífico desnecessariamente foram algumas das sugestões apresentadas pelos técnicos do CIARE (Centro de Informação e Apoio Regional de Eficiência Energética) durante as sessões informativas sobre eficiência energética promovidas, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa.
Os pólos de habitação social de S. Romão do Coronado e de S. Martinho de Bougado receberam a visita do Trofabus, nos dias 14 e 15 de Abril, para aprenderem a utilizar a energia de forma eficiente.
Nestas sessões de esclarecimento, os habitantes dos complexos habitacionais tiveram a oportunidade de perceber a evolução feita pela energia ao longo da História, a sua importância para o desenvolvimento e, sobretudo, formas de poupar e rentabilizar a energia nas actividades do dia-a-dia.
Estas sessões tiveram como objectivo “permitir que as famílias que vivem nestes dois complexos adquiram novas competências na área da gestão doméstica, sensibilizar para a necessidade efectiva de diminuição de consumos de energia, bem como para a racionalização dos mesmos, elucidando os munícipes acerca da eficiência energética e de boas práticas de consumo de energia eléctrica”.
Os períodos de mau tempo que se fizeram sentir na tarde do dia 15, em S. Martinho de Bougado, foram a melhor prova da dependência humana da energia, já que a tempestade provocou cortes temporários na electricidade, impedindo, temporariamente, a continuação da sessão informativa.
Os participantes na sessão de esclarecimento aprenderam que é importantes ter em conta o consumo dos electrodomésticos logo no momento da compra, verificando a sua etiqueta energética e optando pelos que consomem menos energia. As portas e janelas das casas devem ser calafetas e, da mesma forma, as paredes, tectos e pavimentos devem ser isolados, para não se desperdiçar energia.
Também no aquecimento é possível economizar energia, aproveitando a radiação solar no Inverno e evitando a entrada em casa de calor em excesso no Verão.
Sempre atentos, os moradores do complexo habitacional de S. Martinho já sabiam que devem desligar os aparelhos eléctricos directamente e não com o comando, já que quando “a luzinha da televisão está ligada” o aparelho ainda está a consumir energia. Conheciam também a importância da utilização de lâmpadas economizadoras e que só devem ligar as máquinas de lavar quando estiverem completas e em programas de baixas temperaturas. Tudo para poupar a carteira.
O que verdadeiramente se aprendeu com estas sessões de esclarecimento foi que, para além de poupar na carteira, estes pequenos gestos poupam o ambiente.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa3 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7681 dia atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7671 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização