

Ano 2012
Amigos homenageiam Luís Marques
Luís Vieira Marques, morador em Covelas, foi homenageado por amigos e familiares. Cento e seis pessoas marcaram presença no almoço convívio, que decorreu no domingo, dia 16 de setembro, numa casa em Covelas.
“É bom pai, bom marido // teu nome aqui não sujo // pois és muito conhecido// por Luís do Araújo.
Trabalhador da Mabor // sem inveja nem sequelas // tu és um grande senhor // nesta terra de Covelas.
De porcos bom matador // sempre pronto a matar // de videiras a enxertador // e bom amigo de ajudar”.
Estes são os primeiros versos de uma letra escrita em homenagem a Luís Vieira Marques, morador de Covelas, que foi presenteado no domingo, com uma emocionada homenagem, preparada pelos seus amigos e familiares, dois anos depois de num acidente agrícola ter perdido os dois pés e uma perna.
Segundo Américo Marques, um dos organizadores da festa, o homenageado era visto, na freguesia, como “o bombeiro ao serviço dos outros”, pois “sempre fez bem a todos, sem olhar a quem”. Sempre que alguém precisasse de algo, já sabia que podia contar com o Luís do Araújo, alcunha pela qual é conhecido, que se mostrava sempre pronto para ajudar no que fosse preciso.
Foi aliás a ajudar um vizinho no trabalho do campo que, em setembro de 2010, Luís Marquesteve um acidente, onde perdeu dois pés e uma perna. Os amigos contam que foi o próprio que, mesmo estando a perder muito sangue, coordenou o “seu salvamento”, pedindo às pessoas que estavam com ele para lhe arranjarem cordas para estancar o sangue, enquanto não chegava a ajuda. Um exemplo de coragem que os amigos não esquecerão. “Quando ele teve o acidente todos sentimos muito e ficamos muito magoados. Todos estivemos a torcer para que esta história terminasse bem e, como isso aconteceu, estamos aqui para lhe mostrar que o bem que fez pelas pessoas não ficou esquecido. Todas se lembram do bem que ele andou a fazer por toda a gente”, afirmou Américo Marques.
Foi por essa razão, que os amigos decidiram preparar-lhe uma homenagem, que contou com a presença de 106 pessoas, não só do concelho da Trofa, como também de concelhos vizinhos.
Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num quiosque perto de si ou por PDF.
{fcomment}
Ano 2012
Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.
Ano 2012
Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.
O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.
-
Trofa1 dia atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa2 semanas atrás
Jovens detidos acusam Destacamento de Intervenção da GNR de agressões
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Mais de 100 bombeiros e 6 meios aéreos combatem incêndio em Covelas
-
Trofa7 dias atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Edição 7702 semanas atrás
Festa de S. Pantaleão no último fim de semana de julho
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio atingiu campo de futebol do CD Trofense
-
Trofa2 semanas atrás
Assinou e nem sequer aqueceu lugar. João Costa rescindiu com Bougadense