quant
Fique ligado

Edição 664

Alunos de Alvarelhos alertam para o desperdício alimentar (C/Vídeo)

Publicado

em

Publicidade

Para os alunos de uma turma do 6.º ano da Escola Básica do Castro, em Alvarelhos, as idas à cantina da escola passaram a ser mais do que um momento de saborear a refeição. O desperdício do almoço por parte de alguns colegas não os deixou indiferentes, por isso decidiram trabalhar o tema para sensibilizar a comunidade.

“Na escola, há exemplos de pessoas que pegam no tabuleiro, dão a volta à cantina e não comem. Muitas vezes é por não gostarem da comida, outras vezes é a pressa de irem brincar”, explicou a aluna Diana Miranda. Por isso, e porque pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença, a turma decidiu elaborar “cartazes para sensibilizar as pessoas a não desperdiçar comida”, completou Tomás Madureira. Além disso, Miguel Moreira é o autor de uma animação que pretende alertar para o tema.
Dados de 2016, ano nacional do combate ao desperdício alimentar, mostravam que cada português desperdiça em média 132 quilos de comida por ano. Um número que, no conjunto da União Europeia, chega aos 89 milhões de toneladas.
Este é um dos principais problemas a nível económico, ambiental e social e preocupa também esta turma.
“Eu acho que não se deve desperdiçar comida, porque há pessoas na rua que não têm e nós que temos não sabemos dar valor”, afirmou Tomás.
A Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa não ficou indiferente a esta questão e viu nestes alunos bons aliados para mudar hábitos e educar as gerações futuras. “Eles sentiram que, se calhar, há colegas que precisam e que querem comer a segunda vez e não conseguem e há outros a desperdiçar”, explicou Carla Lima, coordenadora do projeto Trofa 3G – Motor de Oportunidades. “Notar que meninos de 11 anos estão atentos a isto por um lado é preocupante, porque é sinal que é muito visível, mas por outro é importante, porque percebe-se que já têm valores de cidadania e se preocupam com os outros”, acrescentou.
Para reduzir os números associados ao desperdício alimentar, pode fazer coisas simples como verificar o prazo de validade dos produtos que vai comprar, fazer uma lista de compras ou organizar o frigorífico colocando mais perto os produtos com menor prazo de validade.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 664

A DECO aconselha

Publicado

em

Publicidade

Vai comprar carro usado?
Esta informação é para si.

O aumento de anúncios de venda de veículos usados em plataformas virtuais e nas redes sociais, aliado à maior facilidade de acesso ao crédito, exigem maiores cuidados na compra e uma fiscalização mais apertada deste comércio. Os carros em segunda mão podem ser um bom negócio, se existir total transparência desde o anúncio até à compra.
Frequentemente existe falta de correspondência entre o vendedor anunciante nos anúncios online e o vendedor real. Essa divergência causa uma permanente confusão para o consumidor e tem consequências diretas nos seus direitos. As vendas entre particulares não estão abrangidas pela garantia legal, mas quando realizadas por um profissional do sector automóvel, sim!
Na compra de um carro usado, o consumidor tem direito a garantia de 2 anos, ainda que a mesma possa ser reduzida legalmente a um ano, se este o aceitar por escrito, sendo esta já uma prática generalizada no mercado português.
Porém, chegam à DECO denúncias de casos manifestamente ilegais em que se faz depender a vigência da garantia de um carro usado a determinados componentes, como é o caso do motor e caixa de velocidades.
Outros exemplos de ilegalidades neste negócio de veículos a “bom preço” são a exclusão total da garantia ou a sua redução a apenas 6 meses. São ainda conhecidos casos em que é transmitido ao consumidor que terá de pagar para beneficiar da garantia que a própria lei lhe confere, afastando-se o vendedor da sua responsabilidade.
A DECO condena estas práticas ilegais que afetam os interesses económicos dos consumidores, denunciando à entidade fiscalizadora todas as situações que sejam do nosso conhecimento.
Estamos perto de si, para informar, denunciar, apoiar e mediar os conflitos de consumo de todos os consumidores que se encontrem nestas circunstâncias.

Para mais informações, dirija-se à DECO Norte na Rua da Torrinha, 228H, 5º, 4050-610 Porto ou através do e-mail deco.norte@deco.pt

Continuar a ler...

Edição 664

Workshop de Música no Colégio A Torre dos Pequeninos

Publicado

em

Publicidade

“Instrumentos Musicais” foi o tema da 7.ª edição da iniciativa “Workshop de Música”, organizada pelo colégio A Torre dos Pequeninos, no fim de semana de 10 e 11 de março.

Foi com a música “Sons Corporais” que o workshop iniciou as sessões, que, desta vez, abriu as portas a participantes com idades até os cinco anos.
Concebido pelo professor Rui Costa e com a participação da cantora Cristina Silva, o espetáculo reproduziu o imaginário de dois meninos, Simão e Simone, que exploram vários instrumentos musicais, cantando, dançando ao mesmo tempo que descobrem ritmos, melodias e timbres diversos. De forma lúdica e didática, as famílias foram convidadas a interagirem com os intérpretes e a partilharem experiências multissensoriais num único espaço.
“Esta iniciativa continua a ser uma aposta da Torre dos Pequeninos que considera este projeto uma mais-valia para as famílias que nele participam e para a própria Escola, que se reinventa constantemente a cada edição. A música é uma área disciplinar de grande importância na Torre dos Pequeninos e inserida na vida dos nossos alunos desde do Berçário, através das sessões de musicoterapia, até ao 1.º Ciclo, com a prática do canto e da aprendizagem do instrumento Flauta Bisel, viabilizando a realização de projetos artísticos diversificados tais como concertos e espetáculos musico-teatrais”, acrescentou o diretor Executivo do colégio, Amílcar Sousa.
Maria Magalhães, mãe de uma criança participante já pela segunda vez consecutiva, testemunhou que “foi muito bom” trazer o seu filho a “este pequeno espetáculo de música”. “Mais uma vez, ficamos agradavelmente impressionados com a qualidade do workshop, do cenário montado e toda a magia que se vive em torno da música”, completou.
A Torre dos Pequeninos promete voltar para o ano com outro tema, diferentes protagonistas e com a dinâmica de sempre.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...