quant
Fique ligado

Trofa

Alterações climáticas: 227 autarquias não estão preparadas. 

Publicado

em

Publicidade

A DECO analisou as medidas dos 308 municípios para enfrentar as alterações climáticas e concluiu que 55 não têm qualquer plano de adaptação. Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas.

No dia dos direitos dos consumidores junte-se à Ação “O que o seu município pode fazer por si?” e avalie o seu município. 

Analisamos também a transparência da informação prestada aos consumidores através dos sites, tendo concluído que 93% dos sites dos municípios não informam sobre que medidas estão a ser implementadas no concelho. 83% não têm também esclarecimentos sobre as vulnerabilidades climáticas do município, os impactos já ocorridos e as projeções climáticas que já afetam ou afetarão o concelho.

A DECO defende a necessidade de todos os municípios disporem de soluções locais para responder às alterações climáticas sobretudo nas áreas da mobilidade, habitação, gestão de resíduos, eficiência hídrica e alimentação.

Os resultados demonstram que este é ainda um caminho lento face a uma necessidade urgente: preparar, envolver e proteger os cidadãos face às alterações climáticas! Sentimos que os consumidores estão a ser esquecidos neste processo. Assim, no dia mundial dos direitos dos consumidores, lançamos a campanha “Alterações Climáticas: o seu município está preparado?”, onde queremos recolher problemas que os cidadãos vivem no seu município como consequência da atual transição climática. A DECO dará voz a cada um desses problemas junto da autarquia, exigindo respostas e soluções.

Para a Associação é fundamental que cada autarquia defina o seu plano de adaptação às alterações climáticas e que inclua medidas como:

Criação de um fundo para proteger os consumidores e respetivos bens face a fenómenos climáticos extremos, cujo valor variará consoante o grau de exposição do município aos riscos climáticos.

Publicidade

Renovação do edificado público e medidas de apoio à renovação das habitações privadas.

Acelerar a desindexação da tarifa de resíduos ao consumo de água, promovendo o equilíbrio do poluidor-pagador e a proteção dos consumidores.

Junte-se à DECO nesta campanhaAlterações Climáticas: o seu município está preparado. Avalie o seu município, partilhe connosco e exija soluções para os seus problemas!

Continuar a ler...

Trofa

Falecimento de Vítor Manuel Gonçalves Maia

Faleceu Vítor Manuel Gonçalves Maia, com 84 anos, marido de Arminda Arménia Pacheco Ribeiro, residente no lugar do Paranho, em S.Martinho de Bougado.

Publicado

em

Publicidade

Faleceu Vítor Manuel Gonçalves Maia, com 84 anos, marido de Arminda Arménia Pacheco Ribeiro, residente no lugar do Paranho, em S.Martinho de Bougado.

A missa de corpo presente será celebrada na segunda-feira dia 20 de março pelas 09:30 horas na Igreja Nova, indo de seguida para o cemitério de Paranhos – Porto, onde será realizada a cremação. O corpo encontra-se depositado na capela funerária da Igreja Nova pelas 11:30 horas de hoje, transitando para a Igreja pelas 09:15 horas de amanhã. A missa de 7° dia será celebrada sexta-feira, dia 24 de março pelas 19:00 horas na Capela de Nossa Senhora das Dores.

Continuar a ler...

Trofa

Acidente grave na A3 no Coronado

A auto estrada ficou totalmente reaberta cerca das 9h.

Publicado

em

Publicidade

O trânsito no sentido São Tirso-Porto da Autoestrada 3 (A3) esteve condicionado mais de cinco horas devido a uma colisão entre três veículos ligeiros. A colisão ocorreu cerca das 3 horas da madrugada.

O acidente ocorreu ao quilómetro 11.8, na freguesia do Coronado, e resultou em 5 feridos, 2 deles graves, transportados para o Hospital de S.João, no Porto. Outros 2 foram transportados para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave e um quinto ferido recusou o transporte a unidade hospitalar.

No socorro estiveram 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, apoiados. Contaram com o apoio das equipas médicas das VMERs do Hospital de S.João e Famalicão, dos Bombeiros Voluntários da Trofa, da equipa de apoio psicológico do INEM e da GNR.

A auto estrada ficou totalmente reaberta cerca das 9h.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...