Ano 2007
Aeroporto patrocina reflorestação de áreas ardidas
Numa iniciativa pioneira e carregada de simbolismo o aeroporto Francisco Sá Carneiro doou à autarquia da Trofa 2500 euros, montante que chega para comprar 4 mil arvores para ajudar a reflorestar as áreas ardidas das oito freguesias do concelho.
Fernando Vieira, director do Aeroporto Francisco Sá Carneiro,do Porto
"Nós para além daquela actividade básica que todos conhecem de aeroporto, local cada vez mais importante na região, temos mais preocupações de articulação com a comunidade e com os municípios que são os nossos clientes", frisou o responsável garantindo que "uma dessas preocupações de natureza ambiental".
Não querendo ser "foco de preocupações e de poluição para os concelhos vizinhos",a direcção do aeroporto Francisco Sá Carneiro decidiu colaborar com as camaras municipais da Área Metropolitana do Porto de diversas formas e a Trofa foi o primeiro município a ser escolhido.
Bernardino Vasconcelos,presidente da Câmara Municipal da Trofa classificou esta ajuda como "um prémio que para além de ser uma mais valia que vai permitir plantar 4 mil novas arvores nas áreas fustigadas pelos incêndios florestais, é o reconhecimento da nossa politica ambiental e florestal", assegurou o autarca. "Temos um território de cerca de 52 por cento de floresta, temos tido sempre uma preocupação forte na sua manutenção, preservação, ordenamento, no combate aos incêndios, e o Monte de Paradela é um paradigma da nossa preocupação, tendo sido alvo de uma intervenção de limpeza e reflorestação", frisou.
Depois da entrega do donativo foi plantada uma arvore no Monte de Paradela para assinalar o inicio da reflorestação com as 4 mil arvores que vão ser adquiridas com o donativo.


