Edição 726
A Trofa na Rota do Linho? ( 1943-1979)
“Triste linho. O que ele padeceu para chegar a ser branco e útil. Foi semeado, arrancado, ripado, moído, espadelado, sedado, fiado, ensarilhado, meado, cozido, corado, dobrado, novelado, urdido e tecido”. São estas as fases por que passa a transformação do linho, desde o seu cultivo até ao branqueamento final…
Mas, o que é o linho e qual a sua composição? É uma planta herbácea, que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lineáceas (com flor azulada). O linho compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e de substância lenhosa. Produz sementes oleaginosas e a sua farinha é utilizada para cata-plasmas de papas, usadas para fins medicinais. O linho é um dos tecidos mais antigos da humanidade; acredita-se que foi descoberto há mais de 36.000 anos. Para a antiga sociedade egípcia, era de uma importância fulcral, sendo igualmente reverenciada pelas tribos de Israel.
Esta crónica só pode ser lida integralmente na edição impressa do jornal ou através da edição disponível para assinaturas online. Mais informações aqui
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição 786 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
GNR detém homem por importunação sexual de menores
-
Trofa6 dias atrás
Manifestação de professores em marcha lenta na EN 14 junto à ponte sobre o Rio Ave
-
Noticias1 semana atrás
Faleceu Rui Nabeiro fundador do grupo Nabeiro – Delta Café
-
Trofa1 semana atrás
Falecimento de Vítor Manuel Gonçalves Maia
-
Trofa2 semanas atrás
Formandos do CENFIM arrecadam cinco medalhas no Campeonato Nacional das Profissões
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Henrique de Castro Maia
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Manuel Costa Freitas