quant
Fique ligado

Ano 2012

A Torre dos Pequeninos promoveu semana da reciclagem

Avatar

Publicado

em

torre-dos-pequeninos

O Colégio A Torre dos Pequeninos organizou uma semana dedicada à reciclagem, onde os alunos do jardim de infância visitaram duas empresas (Hidrofer e Resinorte) como exemplo de boas práticas.

No âmbito do Projeto ““SER Mais PENSAR Diferente””, o Colégio A Torre dos Pequeninos proporcionou aos seus alunos do jardim de infância, na semana de 5 a 9 de março, duas iniciativas de promoção de boas práticas de reciclagem.

A primeira iniciativa consistiu numa visita de estudo à empresa Hidrofer – Fábrica de Algodão Hidrófilo, situada na freguesia de Bairro, em Vila Nova de Famalicão, que é uma referência na região, sendo uma das principais empresas de produtos de algodão (cotonetes, zig zag, bolas, discos e rolos) da Península Ibérica. O principal objetivo desta visita, foi conhecer as práticas de reciclagem adotadas pela empresa, como são exemplo as técnicas inovadoras utilizadas para a compostagem de resíduos da matéria-prima como fertilizantes para a deposição nos solos agrícolas, tendo sido, inclusive, elogiadas pelo Ministério da Agricultura.

Durante a visita os alunos, de forma entusiasmada, visitaram a estufa onde identificaram a Flor de Algodão, planta da qual a matéria-prima é extraída. De seguida, deliciaram-se com a visita ao estaleiro dos animais e, por fim, foram surpreendidos com a possibilidade de andarem a cavalo sob orientação do tratador de animais.

““Esta experiência foi bastante rica para os alunos, uma vez que puderam presenciar outras formas de reciclar, alargando o conceito de reciclagem ao contexto empresarial. Além disso, perceberam a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar””, assegurou Graça Couto, coordenadora pedagógica. A segunda iniciativa realizou-se nas instalações do Colégio a Torre dos Pequeninos e consistiu na visita à empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, com o intuito de promover a iniciativa ““Eco-Aula: A Reciclagem”.

Esta atividade, que veio dar seguimento à temática das boas práticas de reciclagem, permitiu que os alunos do jardim de infância esclarecessem as suas dúvidas quanto à separação do lixo que diariamente produzem. Foi a partir da história do Capuchinho Vermelho que os mais pequenos perceberam que a casa do Lobo Mau (a floresta) está a degradar-se, sendo urgente alterarmos os nossos hábitos de reciclagem e de consumo de forma a protegermos o meio ambiente.

“Ao longo deste ano letivo, A Torre dos Pequeninos tem vindo a promover iniciativas e a abordar questões que achamos relevantes no âmbito do Projeto Anual ‘‘SER Mais, PENSAR Diferente’’, com o propósito de despertar reações e estimular atitudes, questionar procedimentos e fomentar valores, enaltecer os bons exemplos e construir modelos de comportamento. Passados ‘‘10 anos a Fazer Escola’’ continuamos a acreditar que ‘um bom começo vale para toda a vida!’.

Este projeto anual é mais um exemplo da nossa capacidade de inovar e de incutir essa dinâmica aos nossos alunos. Acreditamos que a diferença faz-se todos os dias!””, conclui o diretor executivo, Amílcar Sousa.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...