quant
Fique ligado

Ano 2010

GNR participa nas comemorações da República

Avatar

Publicado

em

 

Autarquia, associações e GNR unem esforços para assinalar o centenário da Implantação da República. A Trofa vai encher-se de personagens para reviver quadros da História de Portugal.

No âmbito da comemoração dos 100 anos da República, em Portugal, a Câmara Municipal da Trofa, planeou uma série de actividades intituladas de “Viva a República!”.

A 30 de Maio, pelas 11 horas decorrem as “Danças do Tempo da 1ª República”, no Parque Nossa Senhora das Dores, uma oficina de danças da época, aberta a quem quiser participar.

Ainda no dia 30 de Maio a “Arruada e Arraial Republicano” vão decorrer no Parque Nossa Senhora das Dores, a partir das 14 horas. Esta iniciativa conta com espectáculos de rua, com quadros alusivos à implantação da República, com a participação das associações, colectividades, escolas, ranchos do Concelho e da Guarda Nacional Republicana que vai instalar um mini-picadeiro para fazer algumas demonstrações a cavalo.

Às 16 horas inicia o “Comício Republicano”, onde os personagens divulgam o ideário republicano, fundamento do Estado Moderno. Ao fim da tarde, os que aprenderam as danças do primeiro tempo da república têm a oportunidade de as pôr em prática no Baile, que decorre às 17 horas

No dia 13 de Junho, decorre o Passeio das Bicicletas Antigas. O Passeio tem início às 10 horas, no Parque Nossa Senhora das Dores, e conta com um percurso de 15 quilómetros, recebendo um prémio o ciclista com melhor traje alusivo à época da Implantação da República. As inscrições realizam-se até dia 9 de Junho no portal www.cicloturismodatrofa.com.

No decorrer do passeio haverá uma feira com material para bicicletas antigas, para que os participantes ou os interessados possam adquirir peças raras.

Nesse mesmo dia, decorre, na Casa da Cultura da Trofa, o Festival de Folclore Infantil. A organização do evento, que tem início às 16 horas, fica a cargo do Rancho Infantil de Cidai.

Publicidade

A Presidente da Câmara, Joana Lima considera esta iniciativa “importante para a valorização da nossa cultura histórica e para a consolidação da consciência cívica dos cidadãos e do seu sentido de preservação patrimonial, promovendo o reforço da identidade nacional”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...