quant
Fique ligado

Edição 758

Joana Lima e Sofia Matos eleitas deputadas

Joana Lima, pela quarta vez, e Sofia Matos, pela segunda, foram eleitas deputadas da nação, nas eleições de domingo.

Avatar

Publicado

em

Joana Lima, pela quarta vez, e Sofia Matos, pela segunda, foram eleitas deputadas da nação, nas eleições de domingo. Ambas tomam assento no Parlamento pelo Porto, mas por partidos diferentes. A primeira pelo vencedor, o PS, foi ao Muro já eleita comprometer-se com a população que fará do metro a maior batalha do mandato, e a segunda pela oposição, o PSD, assegurou cumprir legislatura “com força e determinação”.

É a quarta legislatura para Joana Lima. A trofense e ex-presidente da Câmara Municipal foi reeleita deputada nas legislativas de domingo, neste que será o terceiro mandato consecutivo, após tomar assento no Parlamento em 2015 e 2019 (a primeira eleição foi durante na legislatura 2005/2009).
A socialista, que foi a 12.ª dos 19 deputados da lista do partido eleitos pelo círculo do Porto, não escondeu o contentamento por ter visto os eleitores da Trofa darem o maior número de votos ao PS e, acompanhada por Amadeu Dias, presidente da concelhia do PS, e por Nuno Moreira, também candidato a deputado pelo partido, esteve no Muro, no pós-eleições, para se comprometer com a população. “Não viemos cá durante a campanha eleitoral, estivemos cá, naturalmente, mas sem campanha, porque entendemos que os murenses estão cansados de ser enganados por causa do metro. Mas, hoje (segunda-feira), sim. Hoje, legitimamente eleita, venho aqui dizer que vai ser mais uma vez a minha batalha, e a minha luta, trazer, nesta legislatura, o metro até ao Muro e até à Trofa, naturalmente”, disse em declarações ao NT.

Publicidade

Na única freguesia do concelho que deu a vitória ao PSD, Joana Lima diz “compreender muito bem” a frustração da população por ver uma promessa arrastada “há tantos anos” e, por isso, fez questão de estar no território “não para pedir o voto”, mas já eleita, para renovar o “compromisso” de que esta será “a grande luta” do partido, no concelho. “Tenho convicção de que desta vez é de vez”, vaticinou.

Na última legislatura, Joana Lima integrou a Comissão de Saúde e a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e, como suplente, a Comissão de Orçamento e Finanças, a Comissão de Agricultura e Mar e a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social. Desempenhou as funções de coordenadora dos deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral do Porto e foi, ainda, administradora não executiva da empresa Metro do Porto.

Outra das que viu renovado o assento do Parlamento foi a trofense Sofia Matos, cabeça de lista pelo Porto do PSD.
O NT contactou Sofia Matos, na segunda-feira, a fim de obter declarações sobre a eleição, mas esta remeteu para “mais tarde”, uma vez que ia “tirar uns dias de descanso”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...