Fique ligado

Edição 569

Jornadas Positivas incentivam ao consumo da ‘felicidade’

Publicado

em

Atividade focou a prevenção do consumo de álcool, droga e tabaco

“Só consumo felicidade!” Foi este o ponto de partida para uma iniciativa dedicada aos mais jovens que teve como “objetivo prevenir o consumo de álcool, droga e tabaco na adolescência”. O Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, foi o palco destas Jornadas Positivas, que ao longo do dia 16 de abril contou com várias atividades.

As Jornadas Positivas partiram de uma iniciativa da ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso), da Cruz Vermelha Portuguesa e da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), e esteve inserida no projeto CDLS Trofa 3G – Motor de Oportunidades. Para pôr a atividade em prática, a comissão organizadora contou também com a colaboração de 17 alunos das escolas de S. Romão e Alvarelhos. “São eles que dão o impulso e que nos dizem o que fazer, ainda que estejamos sempre na retaguarda, são eles os responsáveis pela organização”, esclareceu a colaboradora da ASAS, Adriana Rosa. Estes jovens inscreveram-se por iniciativa própria e “são muito interessantes e interessados, com grande proatividade e vontade de fazer as coisas e isso é de louvar”, acrescentou.
Pedro Oliveira é um desses jovens. Com 13 anos, o jovem de S. Romão quis integrar a organização desta iniciativa por achar que “ia ser divertido”, mas também “para ajudar os jovens que estão em perigo”. Como ele, Joana, de Vilar de Luz, também se inscreveu. “Gosto de experimentar coisas novas e achei uma ideia interessante”, afirmou. Para esta jovem de 15 anos, “há muitas atividades que se podem fazer, em vez de se consumir álcool”. A jovem de S. Romão, Vanessa Martins, tem 15 anos e vê nesta iniciativa a possibilidade “de ajudar no que for preciso”. “Se esses jovens precisarem de conversar, nós estamos cá para isso”, sublinhou. Esta voluntária considera que “este projeto contra o álcool, a droga e o tabaco” quer passar uma mensagem a um público específico: “Aos jovens que estão a começar a entrar nos vícios”. “Desistir não é solução. As pessoas devem consumir menos e ter mais felicidade na vida”, rematou.
O atleta de desporto adaptado, João Correia, deu início às Jornadas Positivas e falou aos participantes dos “constrangimentos do seu dia a dia” e de, ainda assim, continuar a ser “uma pessoa lutadora”. “Mesmo depois de uma lesão, ele conseguiu continuar o seu percurso”, acrescentou Adriana Rosa. Sónia Fernandes, presidente da escola de voluntariado “Pista Mágica”, também marcou presença nestas Jornadas e “falou sobre a importância do voluntariado”, mencionou a colaboradora da ASAS. Além disso, ao longo do dia, houve ainda tempo para alguns jogos de equipa e uma aula de zumba e de bodycombat com os professores do Aquaplace. Estas foram as primeiras de três Jornadas que estão previstas nos próximos dois anos, ou seja umas Jornadas Positivas por ano. “A par disto, vai realizar-se uma curta metragem, um torneio interescolar e uma revista”, informou Adriana Rosa.
Para saber mais sobre estas ações pode acompanhar o site, ainda em construção, trofa3G.pt, e a página do Facebook, CDLS Trofa 3G – Motor de Oportunidades.

Sessão dedicada à adolescência e à prevenção de comportamentos de risco

Publicidade

A Junta de Freguesia de Bougado recebeu, no dia 19 de abril, uma sessão dedicada à adolescência e à prevenção de comportamentos de risco, dinamizada pela Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa, no seguimento do CLDS Trofa 3G – Motor de Oportunidades. Tânia Figueiredo ministrou a sessão que, “segundo os participantes, teve interesse e ajudou a desmistificar alguns preconceitos e comportamentos dos adolescentes”, informou a organização. A formadora “denotou elevado interesse nos participantes”, afirmando que estes “foram muito participativos”. A Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa considera estas sessões “muito importantes” e espera que mais entidades demonstrem interesse, para que possa “realizar as mesmas de forma descentralizada e ir ao encontro de cada realidade”.

Formação intensiva sobre a capacitação recursos humanos para os problemas do século XXI

Dezasseis técnicos de intervenção social e comunitária do concelho da Trofa reuniram-se, nos dias 15 e 16 de abril, na Casa da Cultura, para uma formação intensiva de 18 horas, acerca dos recursos humanos para os problemas do século XXI enquanto agentes de mudança na comunidade. O desafio foi lançado pela CLDS Trofa 3G – Motor de Oportunidades, que acredita que “este espaço formativo permitiu a aquisição de novas formas de intervenção”. A formação foi dinamizada por Isabel Azevedo, Master Practitioner em PNL e Master Coach Trainer, que abordou temas como: Rapport, Metamodelos, Milton Model, avaliação e renovação do sistema de convicções, níveis neurológicos e avaliação de valores. A iniciativa foi, segundo a organização, “avaliada positivamente por todos os participantes e pela formadora”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo