Ano 2007
Maria João Avillez leva “O Leopardo” à Casa-Museu de Camilo
A jornalista Maria João Avillez irá apresentar no próximo dia 25 de Maio, pelas 21h30, o filme "O Leopardo", no âmbito da iniciativa "Um Livro, Um Filme", no Centro de Estudos Camilianos, uma unidade de investigação literária da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão associada à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide.
Maria João Avillez – que fez a sua carreira de jornalista entre o "Expresso", o "Público", a RTP a TSF e a SIC, colaborando actualmente na revista "Sábado" e no Rádio Clube Português – escolheu um dos filmes mais 
"O Leopardo" tem como pano de fundo a Sicília, em 1860, numa altura em que era dominada pelo ramo espanhol dos Bourbons. O Príncipe de Salina, Don Fabrizio (Burt Lancaster), é um aristocrata que tenta manter o anterior modo de vida, apesar dos tempos de mudança. Quando começa a perceber que o movimento de unificação de Itália, iniciado por Garibaldi, vai alterar de forma definitiva a estrutura do poder dominante na Sicília e na aristocracia local, ele fica preocupado. A ascensão da burguesia é encarada por si como uma ameaça, mas numa manobra astuta, o aristocrata combina o casamento do seu sobrinho Tancredo (Alain Delon) com Angélica (Claudia Cardinale), filha de um rico e influente administrador de propriedades. Fiel aos seus valores, D. Fabrizio consegue assim manter acesa a chama do antigo regime.
Depois da projecção do filme, Maria João Avillez irá explicar as razões da sua escolha e comentar algumas das principais cenas desta obra cinematográfica.
CICLO "UM LIVRO, UM FILME"
Convidado: Maria João Avillez
Filme: "O Leopardo", de Luchino Visconti (1963)
Local: Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão
Data e hora: 25 de Maio de 2007, às 21h30
Acesso: Entrada livre até ao limite do auditório (150 lugares)


