quant
Fique ligado

Trofa

25 anos da Misericórdia da Trofa serão “de grande transformação”

Com um bolo de investimentos que superará os 6,5 milhões de euros e grandes obras a iniciar, os próximos tempos serão de grandes desafios, mas também de evidência do serviço público prestado pela instituição.

Avatar

Publicado

em

“Temos um conjunto de obras para transformar a Santa Casa Misericórdia da Trofa numa instituição ainda mais diferenciadora”. As palavras são de Júlio Paiva, provedor em exercício e dão mote para o que está prestes a acontecer. Com um bolo de investimentos que superará os 6,5 milhões de euros e grandes obras a iniciar, os próximos tempos serão de grandes desafios, mas também de evidência do serviço público prestado pela instituição.

Na estrutura residencial de S. Martinho de Bougado já se vive o reboliço das obras e testemunha o esforço de manter tudo a funcionar plenamente, enquanto os trabalhos prosseguem, com vista à transformação do espaço exterior. Da empreitada de 416 mil euros, financiada pelo Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas – inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e executado pela Área Metropolitana do Porto – resultará um jardim mais inclusivo e sem barreiras arquitetónicas.
“As pessoas que nos procuram já vêm com uma idade avançada e com dificuldade de mobilidade e com alguns problemas de demência, por isso tivemos de reestruturar esse espaço para que os nossos residentes possam usufruir do espaço exterior. Além disso, a obra vai unir os dois lares”, detalhou Júlio Paiva.

Publicidade

Entretanto, esta semana, começou aquela que, talvez, será uma das obras mais icónicas do concelho no que respeita à ação social. Os trabalhos para a construção da residência sénior de Alvarelhos arrancaram, onde outrora foi projetado o Centro Comunitário daquela freguesia.
“Trata-se de uma obra que se diferencia nos cuidados à terceira idade. A experiência que adquirimos ao longo destes anos, permitiu-nos conceber um projeto ímpar. Tem prazo de execução de 540 dias, pelo que deverá está pronta em 2025”, revelou o provedor em exercício.
A nova residência, que terá capacidade para 50 utentes, assume um “simbolismo muito grande”, já que põe um ponto final num processo que estava condenado ao fracasso e responde a uma lacuna existente no concelho, que apresenta “um défice de respostas ao nível de residências seniores”.
Financiada com fundos do PRR, a obra, inicialmente projetada para 2,5 milhões, está agora avaliada em cinco milhões de euros, devido à alteração conjuntural da economia, fortemente afetada pela inflação.
Na tentativa de responder a outra “enorme carência” existente, a Misericórdia da Trofa prepara o lançamento da obra de construção da creche, junto às principais instalações da instituição, em S. Martinho de Bougado, para janeiro de 2024.
“Também este edifício será inovador, porque será feito em madeira, respondendo ao apelo da sustentabilidade ambiental. Vamos lançar o concurso nas próximas semanas e valor é de 900 mil euros. Contamos tê-la pronta dentro de um ano”, adiantou Júlio Paiva, que refere a importância de se desmitificar a ideia de que “só alguns é que podem socorrer-se da Misericórdia”, até porque as obras que se seguem “não serão lançadas à custa de onerar as famílias, mas sim à custa de uma eficiente gestão da despesa”.
“Queremos mostrar à população que a Misericórdia é dos trofenses e todos têm a possibilidade de usufruir dos nossos espaços e serviços. Por vezes, até são financeiramente mais atrativos, mas por desconhecimento acaba-se por procurar noutro lado. Por exemplo, a nível nacional, não há muitos serviços de apoio domiciliário que, como o nosso, prestam serviço 365 dias, sábados e domingos, das 07h30 às 21h00”.
Para o Serviço de apoio domiciliário, a instituição também providenciou a renovação da frota automóvel, com a aquisição de cinco viaturas elétricas.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...