Edição 748
📹 Bougadense inicia época com olho na manutenção


Equipa sénior do Bougadense apresentou-se aos adeptos com empate a um golo com o Bairro, clube do concelho de Vila Nova de Famalicão a militar na Divisão de Honra da AF Braga. Manutenção é objetivo central do clube, que a 12 de setembro começa a competição, diante do Lagares.
Ambições comedidas, porque a pandemia veio trazer incerteza e mais obstáculos à vida já muito difícil das coletividades locais. O Atlético Clube Bougadense apresentou a equipa sénior de futebol na tarde de domingo, 5 de domingo, e voltou a receber adeptos no Parque de Jogos da Ribeira, depois de meses impedido devido à Covid-19. Na série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, a equipa lutará “pela manutenção”, anunciou o treinador, Tiago Velho, em entrevista ao NT e TrofaTv, que espera que 2021/2022 seja sinónimo de “regresso à normalidade”.
“De janeiro de 2020 até agora, tivemos quatro paragens de campeonato. Isto mexe com o psicológico dos jogadores e da estrutura. O último ano foi para esquecer, muito desgastante, e só espero que este seja mais confortável”, sublinhou o técnico.
Os trabalhos decorrem “lentamente”, porque “os atletas estão a chegar a conta-gotas, num contexto difícil, porque há vidas profissionais e pessoais a gerir”, no entanto, Tiago Velho está “confiante” de que o Bougadense poderá “fazer uma grande época, em que a manutenção é o mais importante”.
Sobre a série 2, o treinador considera que é “equilibrada”. “Já percebi que o futebol nesta divisão é mais físico e que o meu modelo de jogo não se consegue impor por causa disso. Vamos optar por sermos nós próprios, mais inteligentes na abordagem ao jogo e uma equipa coesa, uma família dentro de campo”, acrescentou.
O treinador está, igualmente, apostado em contribuir com o clube para melhorar as condições estruturais do parque de jogos, como o relvado sintético, que, diz, já foi responsável por “três lesões graves”.
“Equipas que convidamos para fazerem jogos-treino, pediam-nos para sermos nós a deslocarmo-nos aos campos delas, porque tinham medo de jogar neste piso. É muito importante o melhoramento do relvado”, referiu Tiago Velho.
Sobre esta preocupação do treinador, a direção admite estar “a trabalhar nesse sentido”, mas avisa que o investimento “é muito elevado”, na ordem dos “120 mil euros”. “O meu desejo é que, daqui a um ano, possamos estar aqui com um relvado novo, mas vamos ter de trabalhar muito para conseguirmos esse objetivo”, respondeu o presidente André Fernandes, que espera “contar com a ajuda de todos”, empresas e entidades públicas.
Relativamente ao departamento de formação, André Fernandes refere que o “principal objetivo” do mandato é “dar às camadas jovens mais do que tinha”. “Foi um trabalho duro, mas temos vindo a ter resultados positivos. Os pais também já começam a deixar os filhos virem treinar, mas estamos em condições de garantir que estão a ser tomadas todas as medidas de segurança”, garantiu.
Esta época, o Bougadense terá em competição os escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis e juniores.


Ex-Atlético de Madrid espera crescer em Bougado
O antigo clube soou nos altifalantes do Parque de Jogos da Ribeira e deixou muitos adeptos admirados. Edgar Gonzalez foi apresentado como reforço do Atlético Clube Bougadense, oriundo do Atlético de Madrid, de Espanha. O jovem mexicano de 17 anos veio, segundo o presidente do Bougadense, viver para o concelho da Trofa e poderá ser peça central no plantel. “Temos elevadas expectativas neste jogador, porque nos treinos apresenta muita qualidade. Acredito que poderá dar muitas alegrias ao nosso clube”, vaticinou André Fernandes.


Edição 748
Torres & Cunha promove formação sobre caixas de velocidade automáticas


A empresa trofense Torres & Cunha promove, a 19 de novembro, uma formação presencial em manutenção de caixas de velocidade automáticas. Numa ação dinamizada em conjunto com a Polivapor, a retalhista de peças auto pretende “explicar o funcionamento destas caixas, mas também realizar operações de manutenção nas caixas de velocidades automáticas e robotizadas”.
A formação, que se realiza nas instalações da Torres & Cunha, é destinada a técnicos de reparação e manutenção automóvel em caixas de velocidade automáticas e as inscrições podem ser feitas através de telefone, para o número 252 409 530, ou de email, para o endereço geral@torrescunha.pt.
foto: diana.grytsku
Edição 748
Rodrigo Reis é o primeiro candidato do PAN à Câmara da Trofa


Pela primeira vez, o PAN – Pessoais-Animais-Natureza – apresenta uma candidatura à Câmara Municipal da Trofa. Rodrigo Reis, 20 anos, vegano, pelos animais e pelo planeta, é o cabeça de lista à autarquia, e também à Assembleia Municipal, e já definiu como objetivo mínimo a eleição de um deputado municipal para conseguir que o partido tenha representação no órgão deliberativo.
Ainda sem ter promovido uma ação pública de campanha de apresentação dos candidatos, a concelhia do partido preferiu as redes sociais para o primeiro contacto com o eleitorado, publicando um vídeo que começa com intervenções da porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, e da líder parlamentar, Bebiana Cunha.
“O PAN pode fazer diferença se conseguir mais representação nas autarquias locais, como sei que assim acontecerá no concelho da Trofa. É urgente darmos voz ao planeta, aos animais e à causa social e humana que até aqui têm ficado para trás”, referiu Inês Sousa Real, que elege como “centro das preocupações das políticas autárquicas” a mobilidade suave, a habitação, a proteção animal e do arvoredo e a eficiência energética”.
E é por esse caminho que Rodrigo Reis encarreira o manifesto político. Apostado em tornar a Trofa “um concelho voltado para o futuro”, o candidato defende o melhoramento das acessibilidades “entre freguesias”, a “construção de infraestruturas desportivas e culturais”, o apoio ao tecido empresarial, através de um “projeto sustentável para criar mais emprego responsável”, e a dinamização do comércio local.
Como jovem que é, Rodrigo Reis sente que, atualmente, a Trofa faz pouco para fixar a juventude e contribuir para a qualidade de vida, assente no desporto e cultura. Por isso, propõe a “criação de mais espaços verdes de proximidade”, assim como a construção de uma “piscina ao ar livre”, de um “parque de desportos radicais em Covelas” e a criação de uma agenda cultural, que inclua uma semana dedicada a artistas trofenses. Neste âmbito, o PAN sugere para a Trofa a construção de um centro cultural, com auditório, biblioteca e espaço para exposições.
No que respeita ao ambiente, um dos temas centrais do PAN, o candidato defende a “gestão de resíduos mais eficiente e justa, de forma a que quem recicle tenha uma redução no valor da sua fatura”, a “construção de um ecocentro” e o desenvolvimento de um projeto de recuperação do Rio Ave.
A criação de hortas urbanas e a aposta na educação para a alimentação saudável são outras propostas do PAN que, no que concerne à proteção animal, apresenta como soluções a criação de um centro de recolha oficial de animais e de parques caninos em todas as freguesias.
Rodrigo Reis que está no 4.º ano do curso de Engenharia Informática e computação, na Universidade do Porto, aponta a habitação acessível como outra das preocupações a ter em conta num mandato, que também deverá ser capaz de construir políticas de não discriminação, em busca de uma Trofa “mais inclusiva”.
Sílvia Coutinho é candidata à freguesia de Bougado
Conhecida pelo trabalho voluntarioso realizado em prol dos animais errantes do concelho – e cara da associação AUAUA -, Sílvia Coutinho aceitou encabeçar a lista para a assembleia de freguesia de Bougado. A candidata a presidente de Junta defende como prioridades o “apoio ao comércio tradicional, aos seniores e jovens”, assim como “a criação de mais espaços verdes” e de um parque canino. “Queremos uma junta de freguesia mais resiliente, dinâmica mais próxima das pessoas, animais e natureza”, sublinhou.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa5 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa3 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa4 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos7 dias atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto