quant
Fique ligado

Edição 768

? Moreira da Silva dá nome a sala convívio da ARJ Muro

Sala de convívio Moreira da Silva. É assim que se designa, desde 17 de junho, o espaço de lazer da sede da Associação Recreativa Juventude do Muro.

Avatar

Publicado

em

Sala de convívio Moreira da Silva. É assim que se designa, desde 17 de junho, o espaço de lazer da sede da Associação Recreativa Juventude do Muro.

“Uma questão de honra”. Foi desta forma que Romeu Correia justificou a homenagem póstuma feita pela direção da Associação Recreativa Juventude do Muro a José Maria Moreira da Silva, antigo dirigente da coletividade e uma figura preponderante para a criação do concelho da Trofa, em 1998.
Associado ao 44.º aniversário da associação, o tributo fez-se dando o nome do histórico murense à sala de convívio que o próprio José Maria Moreira da Silva ajudou a construir. “Na altura, colocou um televisor daqueles grandes, que custava uns 400 contos (2000 euros) e o mobiliário também foi ele que arranjou, mas eu nunca cheguei a saber quanto foi gasto na sala, porque ele era uma pessoa que se dava muito às coisas e esta casa foi uma causa muito importante para ele, a quem se dedicou de alma e coração”, testemunhou a viúva, Fátima Neves.
Visivelmente emocionada, a também ex-presidente da ARJ Muro considerou a homenagem “justa” pelos anos de “dedicação” de Moreira da Silva à associação.


Romeu Correia, presidente da ARJ Muro, lembra que esta distinção junta-se a uma outra, ainda feita em vida, dando-lhe o título único de sócio honorário da coletividade. “Já queríamos ter feito esta homenagem há mais tempo, mas com a pandemia não foi possível. O professor Moreira da Silva é uma pessoas importantíssima para esta casa e nós temos que perpetuar as pessoas que são importantes. Agora, o seu nome fica nas paredes deste espaço, que ele ajudou a erguer. É simbólico, mas marcará na história o facto de ter sido ele a juntar as pessoas para construir esta sala, nos anos 80/90, quando ainda não havia muitos espaços destes. Podemos dizer que por aqui passaram centenas de jovens e adultos e todas as histórias que se contam a partir deste espaço devem-se ao professor Moreira da Silva”, postulou o dirigente.
A celebrar 44 anos, a ARJ Muro, assim como todo o movimento associativo, passa por um período de estagnação, “muito agravado pela pandemia”, tentando inverter o rumo dos acontecimentos. “Criamos uma escolinha de futsal, com miúdos pequeninos, temos o karaté, o zumba, o trail running e o cicloturismo. O intuito é conseguirmos ser ecléticos. Além disso, mantemos em funcionamento a nossa sala de recreio, onde se pode jogar cartas e ténis de mesa”, referiu.
O presidente da Junta de Freguesia do Muro, José Fernando, sublinhou, a propósito do aniversário, o “contributo” da associação para a afirmação do território. “A ARJ Muro é uma parceira importante da Junta, porque as atividades que desenvolve têm levado o nome do Muro e do concelho da Trofa além-fronteiras”.

“Ponha-se a andar” com a 9.ª caminhada da ARJ Muro

Agendada está também a tradicional caminhada, a 3 de julho. “É o nosso maior evento, através do qual conseguimos juntar centenas de pessoas e vamos para a nona edição. As inscrições estão abertas até o dia 26 de junho e quem quiser participar esteja completamente à vontade, seja da freguesia, do concelho da Trofa ou até de fora”, convidou Romeu Correia.
O evento tem início marcado para as 09h00, com uma mega aula zumba para aquecimento, seguindo-se a caminhada, meia hora depois, com partida e chegada na sede da ARJ Muro.
As inscrições podem ser feitas na sede da coletividade, paredes-meias com a Junta de Freguesia do Muro, no RC Café (Carriça), ou junto de elementos da organização e tem um custo de 3,50 euros.
Mais informações podem ser solicitadas à coletividade por e-mail, através do endereço de a.r.j.muro@hotmail.com, ou na página de Facebook da associação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...