Trofa
Trofense vence prémio de melhor gestor de atendimento ao cliente do País
O trofense Rúben Ribeiro foi distinguido com o Prémio Fortius 2025 na categoria de Melhor Agente Inbound do País
O trofense Rúben Ribeiro foi distinguido com o Prémio Fortius 2025 na categoria de Melhor Agente Inbound do País, um dos galardões mais prestigiados do setor da experiência de cliente em Portugal. A distinção foi entregue no âmbito da 8.ª Conferência APCC (APCC Associação Portuguesa de Contact Centers) Norte, que decorreu a 23 de outubro, na Exponor.
O prémio reconhece a excelência, o desempenho e a dedicação dos profissionais que se destacam no atendimento ao cliente, premiando as melhores avaliações em cumprimento de metas e qualidade de serviço. Rúben Ribeiro foi selecionado entre centenas de profissionais da área, depois de um processo de avaliação que incluiu várias etapas, desde a análise de desempenho à criação de um vídeo original e a uma entrevista final perante o júri.
“Ser distinguido como Melhor Agente Inbound do País é um momento de enorme orgulho e gratidão. É o reconhecimento de um percurso feito com dedicação, foco e paixão pelo que faço todos os dias”, afirmou o profissional em declarações ao JA, sublinhando a importância de representar o concelho da Trofa “num palco nacional”.
Sobre o processo que o conduziu à vitória, Rúben Ribeiro reconhece que o caminho foi exigente e competitivo. “Este prémio não se conquista de um dia para o outro — envolve metas rigorosas, resiliência e uma atitude positiva. Acredito que o que fez a diferença foi a consistência e o compromisso diário em fazer sempre um pouco melhor do que no dia anterior”, referiu.
O gestor comercial iniciou o seu percurso numa empresa de recrutamento e seleção de trabalhadores para outras organizações, com o objetivo de abraçar novos desafios e crescer numa área dinâmica como a fidelização de clientes. No projeto de uma das maiores operadoras de comunicações do País, encontrou um ambiente que valoriza “o esforço, a empatia e a dedicação na gestão comercial”, fatores que considera essenciais para o sucesso na relação com o público.
Para Rúben Ribeiro, a empatia é a chave para um bom atendimento. “Costumo dirigir-me aos clientes dizendo que antes de ser gestor comercial, também sou cliente. Acho que esta noção reflete muito o essencial para um profissional nesta área – empatia, paciência, resiliência e vontade de aprender. É preciso ouvir verdadeiramente o cliente, colocar-se no seu lugar e procurar resolver, com profissionalismo e humanidade”, explicou.
Entre as muitas experiências vividas ao longo do percurso, recorda com especial emoção o caso de uma cliente idosa “cuja única fonte de rendimentos era uma reforma bastante baixa” e que pediu para cancelar o serviço por falta de capacidade financeira para o manter. “Não desisti até encontrar outra solução. Nesta situação particular, foi possível fazer a alteração para um serviço mais ajustado às suas necessidades, de forma a não perdermos a cliente e, ao mesmo tempo, a mesma conseguir ficar satisfeita por conseguir gerir melhor o seu orçamento.
Momentos como este, reforçam que o nosso trabalho tem, de facto, impacto real na vida das pessoas — e é isso que me inspira todos os dias”, partilhou.
O prémio, que considera um “marco inspirador”, reforça a motivação para o futuro. “Saber que o meu trabalho foi reconhecido a nível nacional dá-me ainda mais vontade de continuar a aprender e a evoluir. Quero continuar a crescer na área comercial e desenvolver competências de liderança, sempre com honestidade e apreço pelo outro”, afirmou.


