quant
Fique ligado

Ano 2012

Trofa promove ação de sensibilização sobre o tráfico de seres humanos

Publicado

em

Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal da Trofa, através da Divisão de Ação Social, vai realizar uma ação de sensibilização para abordar a temática do tráfico de seres humanos. “Desde 2008 até agora foram sinalizados mais de 500 e confirmados 110” casos de tráfico de pessoas em Portugal. Quem o disse foi Joana Wrabetz, chefe de equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, em entrevista ao Correio da Manhã, confirmando também que o tráfico de portugueses no estrangeiro “tem vindo a aumentar”. “Só entre Janeiro e Março deste ano foram sinalizados mais de 30 portugueses vítimas de tráfico para exploração laboral. Deve estar  relacionado não apenas  com a presente crise, mas também com as novas migrações”, afirmou. 

O fenómeno, que tem evoluído devido à crise, tem estado no centro das atenções de várias instituições nacionais e a Câmara Municipal da Trofa também se associou, ao organizar uma ação de sensibilização nos dias 6 e 14 de novembro. “Promover os direitos sexuais e reprodutivos” é o objetivo da Câmara Municipal da Trofa ao organizar esta  iniciativa, através  da Divisão da Ação Social da autarquia. 

A ação de sensibilização tem uma duração total de 12 horas, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, na Loja Social, Rua Conde S. Bento, Centro Comercial da Vinha, r/c, loja 52 e está destinada a diferentes parceiros sociais com intervenção direta ou indireta sobre o fenómeno (rede social, CPCJ, Organizações não Governamentais, Instituições Particulares de Solidariedade Social), indo ao encontro das recomendações do 2º Plano  Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos. A participação nesta ação de sensibilização é gratuita, mas de inscrição obrigatória, estando sujeita a um número máximo de participantes. Todos os interessados em participar  devem fazer a sua inscrição até ao dia 2 de novembro, através do e-mail accaosocial@mun-trofa.pt ou do número de telefone 252 403 690. 

Uma iniciativa dinamizada em articulação com a Delegação Norte da APF –  Associação para o Planeamento da Família, IPSS, que esteve ativamente envolvida em diferentes projetos ligados à problemática do Tráfico de Seres Humanos, no âmbito do Projeto TSH – Agir em Rede, uma candidatura  aprovada no âmbito do Eixo 7 – Igualdade de Género – do POPH/QREN. 

Segundo Joana Wrabetz, “o número de vítimas para exploração laboral tem vindo a aumentar em detrimento das vítimas para exploração sexual”,  acrescentando que a Alemanha é um dos países onde se tem registado mais casos. “As pessoas que se preparam para viajar devem obter o máximo de informação sobre para onde vão. Não o façam sem ter o mínimo de  garantias. Há riscos sérios”, aconselhou.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);