quant
Fique ligado

Lifestyle

Trofa inaugura nova circularidade e reforça «Cidade dos 15 minutos»

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

A Câmara Municipal da Trofa inaugura, a 17 de junho, a nova via Distribuidora 21, a Ciclovia Norte e a escultura «A Família». A cerimónia inaugural está marcada para as 21 horas, no parque de estacionamento da Escola EB2/3 Professor Napoleão Sousa Marques.

Sendo duas obras fundamentais para a mobilidade concelhia, as novas vias representam um investimento de 2,5 milhões de euros comparticipados pela União Europeia. De acordo com o comunicado difundido pela Câmara da Trofa, “a Distribuidora 21, orçada em 1,3 milhões de euros, cria uma nova via para descongestionar a EN14, acrescendo à cidade um novo troço pedonal e ciclável, coordenado com a construção da Ciclovia Norte (1,2 milhão de euros) que liga a estação ferroviária ao Parque das Azenhas, num percurso segregado, seguro e integrado na natureza”.

“Estas duas ligações, com cerca de três quilómetros, são basilares para as deslocações urbanas entre importantes polos de atração/geração de fluxos quotidianos de mobilidade”.

Com vista ao desenvolvimento  futuro, a autarquia pretende, ainda, implementar, para o período 2020-2025, o conceito de “Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos”, que aposta numa cultura de proximidade, em que os residentes no território concelhio, terão acesso até uma distância de 15 minutos – a pé ou através de bicicleta ou trotineta – a equipamentos, comércio, serviços essenciais, espetáculos e educação.

A escultura «A Família», que também será inaugurada no mesmo dia, será colocada na rotunda que dá início à «Distribuidora XXI», tendo sido doada ao Município pelo empresário José Manuel Fernandes, do grupo Frezite, “passando a representar as famílias trofenses”.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...