quant
Fique ligado

Trofa

Trofa é o concelho com fatura mais elevada de água, saneamento e resíduos – estudo DECO Proteste

Considerando um consumo anual de 120 metros cúbicos de água, uma família trofense paga por água, saneamento e resíduos 503,61 euros.

Avatar

Publicado

em

A Deco Proeste, organização de defesa do consumidor, analisou as tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos incluídas nas  faturas de água cobradas aos cidadãos nos 308 municípios do país. 

Segundo o estudo, a Trofa, apesar de já não ter a água mais cara do país, continua a ter a fatura mais elevada no conjunto com o saneamento e resíduos sólidos urbanos: considerando um consumo anual de 120 metros cúbicos de água, uma família trofense paga por água, saneamento e resíduos 503,61 euros.

Publicidade

Comparado com Santo Tirso, que partilha o contrato com a Indaqua, a diferença aplica-se nas faturas de saneamento e resíduos: para um consumo anual de 120 metros cúbicos, o concelho tirsense cobra, pelo conjunto dos serviços, 490,77 euros, menos 12,84 euros que na Trofa.

A DECO pega no caso da Trofa para expor as discrepâncias existentes entre concelhos: “Os cerca de 200 quilómetros que separam a Trofa, no distrito do Porto, de Vila Nova de Foz Côa, no da Guarda, ficam aquém, simbolicamente, da distância que os afasta na conta que os seus habitantes pagaram, em 2021, pela água que saiu das torneiras das suas casas, e ainda pelo seu tratamento e pelo serviço de resíduos sólidos. Se os primeiros desembolsaram 503 euros por 120 m3, os segundos ficaram-se por 88,20 euros – menos 414,80 euros”.

No topo da lista dos concelhos que mais paga pela água está Vila do Conde, com um gasto por 120 metros cúbicos anuis de 250,02 euros.

Em Terras de Bouro, a mesma fatura traz um valor bem mais baixo: 46,50 euros.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...