Trofa
Trofa acolhe I Encontro da Patologia Digestiva da ULS do Médio Ave
																								
												
												
											A Trofa vai ser palco, no próximo dia 7 de novembro, do I Encontro da Patologia Digestiva da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, que decorrerá no Fórum Trofa XXI, sob o tema “Cancro Gástrico – decisões práticas em tempos de integração”.
A iniciativa é promovida pelos Serviços de Oncologia e Cirurgia, pela Unidade de Gastroenterologia e pelo Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica, em colaboração com os Cuidados Primários de Saúde da ULS do Médio Ave e conta com o apoio da Câmara Municipal da Trofa.
Dirigido a profissionais de saúde, o encontro tem como objetivo promover a formação médica contínua e incentivar o debate multidisciplinar sobre as doenças do foro digestivo, com especial enfoque no cancro gástrico. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da área são convidados a participar nesta partilha de experiências e atualização científica.
De acordo com a organização, o encontro pretende também melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, através da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das patologias digestivas.
A sessão de abertura marcará o início dos trabalhos, que durante a manhã incluirão várias intervenções de especialistas, numa vertente mais teórica. Já no período da tarde, o evento assume uma componente prática, com a realização de três workshops teórico-práticos:
- “Ostomias de eliminação intestinal”;
 - “Ostomias de alimentação (PEG) e preparação para exames endoscópicos”;
 - “Quando a via oral é um problema – abordagem paliativa”.
 
O I Encontro da Patologia Digestiva da ULS do Médio Ave surge como uma iniciativa pioneira que pretende reforçar a articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde e contribuir para a valorização da prática clínica e do conhecimento científico na região.

									
																	
									
																	
									
																	
