quant
Fique ligado

Ano 2011

Tributo à Língua Portuguesa (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Encontro Lusófono faz da Trofa a capital da lusofonia. Exaltação da Língua Portuguesa faz-se com espetáculos e atividades ao longo da semana.

À semelhança do ano passado, a chuva deu o ar da sua graça na noite de abertura do Encontro Lusófono da Trofa.

Apesar do mau tempo, a tenda montada para o evento resistiu e acolheu as dezenas de convidados, que quiseram conhecer o programa de atividades e espetáculos ligados à lusofonia.

Apelidado de “evento-âncora” pelo vereador do pelouro da Cultura, Assis Serra Neves, o Encontro Lusófono enalteceu a poesia com a atuação de Mito Elias e Majina Trio, que exaltaram o poeta Arménio Vieira.

Mas este é apenas o primeiro de muitos tributos à cultura de que o Encontro Lusófono será responsável. As expectativas são altas, até para ser fiel ao rótulo de “pioneiro ao nível dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”, conforme considerou Assis Serra Neves.

A par com a Feira do Livro – a 11ª edição abriu simultaneamente -, esta iniciativa traz “milhares de participantes e visitantes, nas diferentes atividades organizadas, como são os encontros literários, as peças de teatro, os vários concertos, espetáculos de dança, mostras e exposições”.

Apoiado pelo Consulado da República Democrática de S. Tomé e Príncipe no Porto e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Cavaco Silva, o Encontro Lusófono “está preparado para contribuir também para construir na Trofa e, a partir da Trofa, uma sociedade bem melhor, mais enriquecida, que valorize as pessoas e o intercâmbio cultural”,  frisou o autarca.

“Pois quanto mais robusto for o saber e o desenvolvimento intelectual, tanto maior será a capacidade de fazer escolhas esclarecidas, que propiciem, de facto, a construção de um mundo melhor”, afiançou.

Orgulho foi a palavra proferida por Joana Lima, presidente da Câmara Municipal, por sentir que este evento “tem servido e divulgado a cultura lusófona”. Outro dos aspetos enaltecidos pela edil foi o facto “de muitas crianças e jovens, que passam por este Encontro Lusófono, vivenciarem um intercâmbio cultural que ocorre numa fase das suas vidas que se pode considerar fundadora da sua futura vida adulta”.

Publicidade

“O contributo da Trofa para a divulgação da nossa língua, do nosso património e da nossa história, enquanto membros de uma vasta comunidade que fala português, contribui também para a vitalidade e para a revitalização da nossa identidade”, acrescentou.

Conto vencedor do Concurso Literário apresentado

Associado ao Encontro Lusófono está o Concurso Literário da Trofa. “Amílcar, consertador de búzios calados”, conto vencedor da última edição do agora denominado Prémio Matilde Rosa Araújo foi apresentado e mereceu largos elogios.

Mário João Alves é o autor do conto, que lhe abriu portas no mundo editorial. Participou pela primeira vez no concurso, porque “precisava de ganhar estímulo para escrever coisas novas”, estreando-se assim na escrita infanto juvenil. “Parti do vago e o facto de ter um filho ajudou-me a perceber um pouco a vida dos miúdos e os pensamentos deles”, explicou.

O conto serviu de inspiração a alguns alunos da Escola Secundária da Trofa, que apresentaram um conjunto de trabalhos artísticos.

Jorge Velhote, escritor e júri do Concurso Literário, elogiou a realização desta iniciativa e sublinhou que a autarquia tem que ter o compromisso de lhe dar continuidade. Assis Serra Neves não esconde essa responsabilidade: “Sentimos essa obrigação, porque sabemos que é uma atividade que tem bastante nível e constitui um dos momentos mais altos da cultura na Trofa”.

Durante a inauguração do Encontro Lusófono, foram entregues os prémios aos melhores leitores da Biblioteca Municipal. Com 78 livros requisitados, Beatriz Moura ganhou o Prémio Melhor leitor Infantil. Já Alex Almeida foi o Melhor Leitor Juvenil, com 30 livros requisitados. Os 50 livros requisitados por Judite Jesus valeram-lhe o Prémio Melhor leitor Adulto.

O evento está integrado num conjunto de ações como o Plano Concelhio de Animação da Leitura, que envolve mais de 1100 alunos do 1º ciclo, a Rede de Bibliotecas do Concelho, que engloba 13 bibliotecas, 11 das quais escolares.

O Encontro Lusófono prolonga-se até sábado, e vai reunir escritores e artistas que enaltecem a Língua Portuguesa.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...