Trofa
TAC descobre cápsula misteriosa em estátua de N.ª Sr.ª de Fátima esculpida por artista da Trofa
Escultura foi feita por José Ferreira Thedim, natural de S. Mamede do Coronado, concelho da Trofa.

Uma tomografia computorizada (TAC) realizada a uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Málaga, revelou a existência de uma cápsula oculta no interior da escultura, que poderá conter uma mensagem ou documento relacionado com o seu criador, o escultor José Ferreira Thedim, natural de S. Mamede do Coronado, concelho da Trofa.
A notícia é da agência espanhola Efe, que detalha que a imagem em causa é uma das 12 réplicas oficiais da Virgem de Fátima produzidas na década de 1940, destinadas a percorrer o mundo em missão evangelizadora. Todas regressaram ao Santuário de Fátima após essa missão, com exceção da imagem que ficou em Málaga, por vontade do então bispo da cidade, Ángel Herrera Oria. Desde então, é conhecida localmente como La Peregrina.
A escultura, que possui selo oficial de autenticidade, é considerada de elevado valor artístico, patrimonial e espiritual. O exame por TAC foi realizado no âmbito da preparação para a intervenção de restauro da peça, no ano em que se assinala o 75.º aniversário da sua chegada a Málaga.
O procedimento, realizado pela Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital HM Málaga, permitiu detetar a cápsula sem necessidade de abrir a peça, preservando a integridade da obra. Além de procurar sinais de deterioração, os especialistas queriam identificar eventuais problemas estruturais, como doenças materiais ou ataques de parasitas.
A descoberta da cápsula aumenta a expectativa em torno do restauro, uma vez que poderá conter informações inéditas sobre a autoria ou história da escultura, assinada por um dos mais reconhecidos escultores portugueses do século XX e uma figura de referência na arte sacra, José Ferreira Thedim.