quant
Fique ligado

Ano 2010

Sustentabilidade empresarial em debate na Trofa

Avatar

Publicado

em

 A sustentabilidade das empresas com boas práticas ambientais serviu de mote à sessão promovida pela ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) que teve lugar na Trofa.

“Não é possível, nos dias de hoje, fazer uma gestão empresarial sem ter em consideração a sustentabilidade, baseada nas principais questões ambientais e na responsabilidade social de uma empresa”. Esta é a convicção de Mário Genésio, membro do Conselho de Gestão da ANJE, que moderou a sessão de apresentação do estudo “Gestão Estratégica e Sustentabilidade”. O evento contou, também, com o testemunho de João Pedro Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Savinor e de António de Brito, presidente da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte).

O tema do estudo é, na opinião de Mário Genésio, “um tema que interessa a todos, mas particularmente, aos jovens, que se mostram sempre muito interessados nos temas da

sustentabilidade, da defesa do ambiente e da responsabilidade social”. O objectivo do estudo é que as suas conclusões possam ser aplicadas nas empresas, contribuindo para uma maior sustentabilidade, mas sem esquecer o ambiente e a preservação da natureza. Para isso, “foram recolhidos diversos testemunhos”, como os que foram proferidos na Trofa pelos dois oradores convidados.

Foi com “orgulho” que João Pedro Azevedo aceitou o convite da ANJE para apresentar o trabalho desenvolvido na Savinor na óptica da sustentabilidade, “sobretudo no domínio da eco-eficiência e da responsabilidade social”. A par disso, este tipo de iniciativa “é sempre uma oportunidade para expressar pontos de vista, explicar o que tem sido feito e esclarecer possíveis dúvidas”.

Combater o histórico da Savinor no seio da comunidade trofense tem sido “o cavalo de batalha” do responsável da empresa e essa luta é travada “com um conjunto de iniciativas e investimentos” que para além de promoverem a sustentabilidade da empresa, pretendem minimizar os impactos ambientais da sua actividade. João Pedro Azevedo acredita, por isso, que “a Savinor foi um exemplo muito adequado” para a sessão organizada pela ANJE.

Embora algumas empresas ainda não tenham consciência disso, a água “é um elemento fundamental nas estratégias de sustentabilidade das empresas nos dias de hoje, atendendo ao rumo que o mundo está a tomar”, garantiu António de Brito ao NT/TrofaTv. No entanto, o presidente da ARH Norte acredita que a postura das empresas “está a mudar” e “aquelas que mais rapidamente compreendem a importância da água são as que se mostram mais competitivas”. “As empresas consomem muita água em todos os sectores de actividade e isso traz um custo, que os responsáveis devem saber gerir, vendo a água como um bem essencial e que deve ser usado de forma eficiente”, sublinhou.

Mário Genésio apontou “o final do Verão” como altura provável em que o estudo estará concluído. Ao NT/TrofaTv adiantou, ainda, que “no último trimestre do ano, a ANJE voltará à Trofa para apresentar outro trabalho mais voltado para a responsabilidade social”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...